<
>

Desconstruindo Pogba: o 'Mandela' gente boa que é fã do Profeta e de picanha e sonha em ser brasileiro

play
Picanha? Jogar Bonito? Em 2017, Pogba falou português com a ESPN, citou Pelé, Garrincha, Zico e se derreteu por Neymar (1:54)

Astro francês esbanjou carisma em conversa com João Castelo-Branco (1:54)

Paul Pogba, 27 anos, um dos maiores nomes do futebol mundial atual, é fã de um país... o Brasil.

O francês, que já foi o jogador mais caro do planeta e se sagrou campeão mundial com a França em 2018, tem uma enorme ligação com os brasileiros. Não apenas os amigos que fez graças ao futebol, mas ele adora a música, o "samba", a "picanha", o "guaraná", Ronaldo, Ronaldinho, Pelé, Garrincha, Neymar...

E até fala um belo portunhol!

Gente boa, sempre bem-humorado, rei da resenha, líder dos elencos por onde passou e dono de uma habilidade absurda. É assim que Pogba é definido por quem acompanhou de perto, lado a lado, a carreira do jogador.

Abaixo, a "desconstrução" do "brasileiro" Pogba, que já encantou com a camisa da Juventus e hoje é um dos "caras" do Manchester United:

O gente boa

"Ele é zoeira e muito gente boa. Quer ser brasileiro, é uma figuraça. Uma vez jogamos contra Ferdinand, Rooney, Valencia e outros... Foi legal demais."

Agnaldo, companheiro de Pogba na base do Manchester United

"É um cara muito humilde, que merece demais o sucesso. Ele me ajudava com a língua, porque eu não sabia nada de inglês, e também em campo, orientava meu posicionamento o tempo todo. É um cara bem extrovertido e, como eu sou também, a resenha comia solta (risos)."

Gladestony, companheiro de Pogba na base do Manchester United

"O Pogba é um cara que, apesar de ser um talento mundial, é muito humilde. Tenho o futebol dele como referência e sempre o assisti, mesmo ele sendo mais jovem que eu. O fato dele me elogiar e gostar do meu trabalho me deixou feliz demais. E ele entende muito o português, porque tem vários amigos brasileiros e adora nosso país."

Souza, volante que enfrentou Pogba na Champions League

Palavra do Profeta

"Logo que o conheci, ele me perguntou: ‘Por que tem essa história de Profeta, Hernanes?’ Eu disse em francês: 'É porque eu conheço a palavra de Deus'. Ele se assustou na hora por que não sabia que eu falava francês (risos). Então, criou-se um hábito: todo dia eu chegava aos treinos e o Pogba perguntava: ‘Qual é a palavra de hoje, Profeta?’ Eu respondia com algum versículo da Bíblia em francês."

Hernanes, companheiro de Pogba na Juventus

"Quer ser brasileiro, é uma figuraça." Agnaldo, sobre Pogba

Troca de camisas?

"Nessa hora o jogo ainda estava 1 a 0 para eles, e eu estava marcando o Pogba no escanteio. Enquanto eles preparavam a cobrança, perguntei pra ele se queria trocar camisa no intervalo, e ele respondeu: 'Com certeza'. Aí me olhou de novo e perguntou: 'Você é brasileiro?'. Eu respondi que sim, ele deu um sorriso e falou, arranhando um português: 'Dá pra ver! Tem muita qualidade, muita qualidade! (risos)'."

Souza, volante que enfrentou Pogba na Champions League

Sobrando categoria

"O que mais me impressionava era força aliada à técnica. É difícil encontrar as duas coisas em um jogador só. Ou o cara é muito forte ou técnico. Ele tinha os dois. Ele é quase completo, porque não era tão goleador, mas tem técnica força, chute de fora da área, drible e passe. Enfim, fácil jogar do lado dele, para simplificar, você dá a bola e ele resolve (risos)."

Hernanes, companheiro de Pogba na Juventus

O apelido

"Se você analisar, ele é até um pouco parecido com o Mandela jovem (risos). Mas o apelido veio devido ao respeito que as pessoas tinham por ele. Como sempre foi um líder, acabou caindo muito bem."

Gladestony, companheiro de Pogba na base do Manchester United

"Jogar com o Pogba era legal porque é um cara extrovertido e brincalhão fora de campo. Dentro de campo tinha muita força física e qualidade. Era uma das referências do time e um cara que prendia a bola, e permitia o time ter um desafogo."

Hernanes, companheiro de Pogba na Juventus

"O que mais me impressionava era força aliada à técnica. É difícil encontrar as duas coisas em um jogador só. Ou o cara é muito forte ou técnico. Ele tinha os dois." Hernanes, sobre Pogba