<
>

Firmino foi carrasco do Flamengo, fez gol histórico pelo Liverpool e deu show de assistências; REVEJA a temporada

play
'Roberto Firmino vai à rede!'; Everaldo Marques narra o gol da vitória brasileira sobre a Argentina (1:08)

Com assistência de Gabriel Jesus, atacante do Liverpool fez o segundo gol da vitória brasileira (1:08)

Há algo que o Kop (setor tradicional da arquibancada de Anfield) quer que você saiba. O melhor do mundo, o nome dele é Bobby Firmino. Nosso número 9, dê a ele a bola e ele marcará toda vez. Sim, senhor. Dê a bola para Bobby e ele marcará.

Roberto Firmino ganhou até música e definitivamente está nas graças da torcida do Liverpool.

O ESPN.com.br conta, então, como vinha sendo o desempenho dele até aqui na temporada - que já contava com 11 gols e 12 assistências na campanha avassaladora do Liverpool na Inglaterra.

Campeão e vice

Firmino foi mais um que começou a temporada um pouco depois. Ele foi titular na conquista da seleção brasileira na Copa América - com direito a gol na semifinal contra a arquirrival Argentina - e só se apresentou ao Liverpool no dia 31 de julho.

play
1:08

'Roberto Firmino vai à rede!'; Everaldo Marques narra o gol da vitória brasileira sobre a Argentina

Com assistência de Gabriel Jesus, atacante do Liverpool fez o segundo gol da vitória brasileira

Ver essa foto no Instagram

Campeão Brasil 🇧🇷💛💪🏼🙏🏻

Uma publicação compartilhada por Roberto Firmino (@roberto_firmino) em

Firmino ainda voltou a tempo de disputar um amistoso na pré-temporada. E fez gol na vitória por 3 a 1 do Liverpool sobre o Lyon.

Mas a temporada começou com uma pequena decepção: derrota nos pênaltis para o Manchester City na Supercopa da Inglaterra.

Só que a tristeza em Anfiel tem durado muito pouco. Na estreia da Premier League, assistência de Firmino para Salah e goleada sobre o Norwich. No jogo seguinte, atuação brilhante do brasileiro e título! O centroavante entrou no intervalo, deu o passe para dois gols de Mané e ainda converteu sua penalidade na disputa de pênaltis contra o Chelsea para garantir o troféu da Supercopa da Uefa.

Ver essa foto no Instagram

#SuperCup 🏆 #YnwA❤️

Uma publicação compartilhada por Roberto Firmino (@roberto_firmino) em

Histórico! 50 vezes Firmino!

O primeiro gol do brasileiro na temporada veio logo na segunda rodada da Premier League, contra o Southmapton.

Na sequência, ele até passou em branco contra o Arsenal - sua vítima preferida na Inglaterra -, mas não deixou de ser destaque: deu um chapéu fantástico para cima de Dani Ceballos.

E, contra o Burnely, escreveu seu nome na história: após passe de Salah, estufou as redes e se tornou o primeiro brasileiro a chegar a 50 gols marcados na Premier League.

O começo dos sonhos da temporada teve elogios para todos os lados na imprensa inglesa e até de Michael Owen, ídolo do país, que disse que seria um sonho jogar ao lado do brasileiro.

A fase fantástica ainda teve assistência absurda de letra para Salah e gol no clássico com o Chelsea.

O chefe Jurgen Klopp nem se conteve e colocou logo Firmino entre os melhores do mundo.

play
1:54

Klopp coloca Firmino entre os melhores do mundo: 'Se você é uma pessoa que gosta mesmo de futebol, não dá para não apreciar o que ele está fazendo'

Brasileiro teve grande atuação na vitória do Liverpool contra o Newcastle

Pela seleção, ainda teve golaço de cobertura contra Senegal.

A seca

Pelo Liverpool, porém, Firmino chegou a emendar nove jogos sem fazer gol. A fase contou desde um chute bisonho contra o Manchester United até uma jogada fantástica contra o Manchester City que só não acabou em gol por um 'pecado' da Natureza.

Só que nem deu tempo do jejum incomodar tanto assim. Contra o Crystal Palace, fim da seca!

O gol do título

Dezembro começou com mais de jogadas bonitas do que gols. Entortada em zagueiro, pisada na bola para deixar marcadores perdidos e até malabarismo.

Os primeiros gols vieram só nos dias 18 e 23 de dezembro. Mas a torcida do Flamengo bem queria que eles não tivessem vindo nunca. Primeiro, Firmino fez nos acréscimos da semifinal para garantir a vitória sobre o Monterrey. Depois, marcou contra os rubro-negros na grande decisão e deu o título do Mundial ao Liverpool.

Ver essa foto no Instagram

Campeão mundial 🙌🏼 #YnwA❤️

Uma publicação compartilhada por Roberto Firmino (@roberto_firmino) em

E para fechar 2019 com chave de ouro, mais um show e dois gols para cima do Leicester na volta para a Premier League.

A queda - do Liverpool - em 2020

Janeiro começou com gols contra Tottenham e Wolverhampton.

Mas Firmino não passou imune à queda de rendimento do Liverpool e diminuiu também o seu ritmo. Os sinais começaram nas vitórias sofridas. Em uma delas, Firmino chegou a perder um gol increditável.

Pouco depois, no fim de fevereiro, o Liverpool perdeu a invencibilidade incrível de 44 jogos na Premier League em uma derrota surpreendente para o Watford.

E a última partida antes da pausa também teve decepção. Firmino até marcou, mas viu seu time ser eliminado pelo Atlético de Madrid da Uefa Champions League, dando adeus ao sonho do bicampeonato.