<
>

'Este é o melhor garoto que você já viu': quem é o bad boy que Ferguson sofreu para dispensar do United e hoje está esquecido

play
Alex Ferguson se transforma em Mario Bros; veja (1:21)

A lenda do Manchester United entrou no mundo do vídeo-game em paródia. (1:21)

Ravel Morrison já foi considerado a maior promessa das categorias de base do Manchester United na década passada. Era apontado pelo próprio Sir Alex Ferguson como o maior fenômeno que já havia treinado em todos os anos nos Red Devils.

Aos 27 anos, porém, o meio-campista não conseguiu corresponder às grandes expectativas que foram criadas em torno do seu futebol. Atualmente esquecido no Middlesbrough, ele já tem nove equipes no currículo e coleciona problemas ao longo da carreira.

Descendente de jamaicanos, Morrison entrou na academia do United em 2009.

“Sir Alex ligou para mim e Wayne Rooney mais de uma vez e disse: 'Olha, esse garoto é melhor que você quando você era garoto, Wayne, melhor que você, Rio, melhor que Ryan Giggs. Este é o melhor garoto que você já viu'”, disse certa vez o ex-zagueiro Rio Ferdinand.

Ele era uma promessa do nível de Paul Pogba e acima de Jesse Lingard, seus ex-colegas de equipe.

O problema é que junto com um enorme talento, o meia tinha um temperamento explosivo.

"Ele era considerado a maior promessa do United. Ele se destacava demais, estava acima até do Lingard. Eu nunca tinha visto alguém na base daquele jeito, era um fenômeno! O pessoal tinha um pouco de cautela porque ele jogava demais, mas era louco", contou Rafael Leão, à ESPN.

O brasileiro atuou pela equipe dos Red Devils ao lado do "bad boy".

"Ele brigava tanto no vestiário da base que o colocaram para se trocar no vestiário do profissional porque lá não iria fazer nada (risos) Ficava de boa por lá", recordou.

Ao mesmo tempo que era capaz de brigar com os colegas, Morrison era capaz de gestos muito generosos. Em 2010, Rafael Leão havia acabado de chegar ao time B do United e tinha um celular simples e velho, que usava apenas para fazer ligações.

"Durante uns dois meses, o Morisson todo dia me falava: 'Você precisa de um celular novo, você é jogador do Manchester! Mas eu queria juntar um dinheiro e não ligava para essas coisas", afirmou.

| ASSISTA - Em 2013, Alex Ferguson foi homenageado com nome de rua próxima ao estádio Old Trafford |

Um dia, Rafael estava andando com sua mãe por um shopping de Manchester quando foi surpreendido por um rapaz que chegou por trás, se pendurou em seu pescoço e o agarrou.

"Era o Morisson! Ele estendeu a mão com uma caixinha de Iphone novinho e me disse: 'Tenho um presente para você! Você é jogador do United. Precisa ter um celular bom e se vestir melhor'. A minha mãe até se assustou porque não o conhecia e achou que ele estava me estrangulando (risos) Ele era um cara sensacional", contou o brasileiro.

Após ser campeão da FA Youth Cup e brilhar na final, ele chegou a ser promovido aos profissionais e fez poucas partidas, mas seu comportamento problemático não diminuiu. O meia quase foi preso acusado de intimidar uma testemunha, sendo condenado a pagar uma multa de duas mil libras.

"Ravel Morrison pode ser o caso mais triste", escreveu Ferguson, abertamente em seu livro. “Ele possuía tanto talento natural quanto qualquer jovem que já contratamos, mas continuava tendo problemas. Foi muito doloroso vendê-lo ... ele poderia ter sido um jogador fantástico. Mas, ao longo de um período de anos, os problemas fora do campo continuaram a aumentar e tínhamos poucas opções a não ser cortar a corda. ”

| ASSISTA - Klopp vê Alex Ferguson como maior de todos os tempos: 'John Lennon do futebol' |

Depois, o meia passou por West Ham United, Birmingham City, Queens Park Rangers, Cardiff, Lazio, Atlas e Östersund.

Os problemas em sua vida pessoal não terminaram. Por isso, o meia não conseguiu se fixar em nenhuma equipe. Nesta temporada, ele fez apenas três partidas pelo Sheffield United.

Após rebaixado para o time sub-23 do clube, ele foi emprestado para o Middlesbrough, da segunda divisão, onde fez duas partidas e tenta recomeçar a carreira.