<
>

Neymar ou Lautaro: Barcelona vai ter de escolher por quem brigar na próxima janela de transferências

O Barcelona deverá escolher entre Neymar e Lautaro Martínez na próxima janela de transferência. Distintas fontes confirmaram à ESPN que, devido aos efeitos financeiros provocados pela pandemia do coronavírus, o clube escolherá um dos atacantes em julho.

Uma fonte do clube admitiu que contratar ambos os atacantes sempre foi visto como uma possibilidade complicada e, tendo em vista a situação atual, o Barcelona já assume que só poderá contratar um dos jogadores. Neymar segue sendo a opção preferida no Camp Nou. O Barça não chegou a um acordo com o Paris Saint-Germain na última janela de transferência, mesmo depois de várias semanas de negociações, mas voltará forte na tentativa de contratar o jogador.

Se o Barcelona e o PSG não chegarem a um acordo, fontes envolvidas admitiram recentemente à ESPN que o clube da Catalunha poderia recorrer ao artigo 17 do regulamento de transferências da FIFA. Este artigo estabelece que os jogadores podem cancelar unilateralmente o seu contrato assim que acabar o “período de proteção” de 3 anos com a FIFA e depois encontrar um preço de transferência.

Uma fonte admite à ESPN que o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, está particularmente interessado em trazer Neymar de volta ao Camp Nou durante o seu mandato, que se encerra em 2021.

Ainda assim, outros membros da direção esportiva preferem apostar em um goleador como Lautaro Martínez, antes do brasileiro. Os que apostam no jogador da Inter de Milão, acreditam que um atacante é mais importante como uma reposição de Luis Suárez, que fez 33 anos no último mês de janeiro. Lautaro tem 22 anos - seis anos mais novo do que Neymar.

O argentino tem uma cláusula no seu contrato que permite uma venda por 111 milhões de euros (R$ 607 milhões) nas primeiras semanas de julho. Contudo, pessoas de peso dentro do clube da Catalunha argumentam que o preço é alto e seria essencial incluir um jogador em troca para reduzir o valor de compra.

Com o interesse do Real Madrid em Lautaro, o Barça precisa atuar com velocidade para não perder sua posição na contratação do atacante. Fontes próximas do argentino disseram em fevereiro para à ESPN que o Real estava muito interessado no goleador, algo que o Barcelona sabe de sobra.

O clube catalão, por tanto, precisa ter certeza para decidir sua estratégia antes do mercado de julho. A incerteza financeira gerada pelo coronavírus torna impossível avaliar em que posição econômica o Barcelona estará daqui alguns meses. Assim como explicou a ESPN uns meses atrás, o Barça já está perdendo o dinheiro dos ingressos, assim como a receita gerada pelo Museu do clube, que conta com mil visitantes por dia, mas estará fechado, pelo menos, até o dia 11 de abril.

As repercussões ao longo prazo da pandemia pode fazer com que o clube perca muitos milhões em contratos de televisão e prêmios que chegam da participação na Champions League e LaLiga, e ainda, ninguém sabe qual será o efeito da ausência de renda com ingressos, publicidade e marketing.