<
>

Olimpíada pode desfalcar brasileiros em mata-matas de Libertadores e Copa do Brasil

play
A direção do São Paulo deveria pedir com urgência as voltas de Igor Gomes e Antony da seleção olímpica (2:21)

Walce, que também pertence ao São Paulo, lesionou o ligamento do joelho e ficará um bom tempo afastado (2:21)

Com direito a vitória por 3 a 0 sobre a Argentina justamente na última rodada do pré-olímpico, a seleção masculina de futebol conseguiu a classificação para a Olimpíada de Tóquio. Um triunfo memorável, mas que pode não ter agradado totalmente os clubes nacionais.

Diferentemente da Copa do Mundo, o calendário mundial do futebol não para por causa dos Jogos Olímpicos, que prevê 17 dias para a disputa do torneio masculino, entre 23 de julho e 8 de agosto.

Nesse mesmo período os clubes brasileiros vão estar envolvidos em etapas decisivas das competições continentais e nacionais. Estão programadas as duas partidas das oitavas de final tanto da Copa Libertadores como da Copa Sul-Americana.

O segundo jogo das quartas de final e o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil também ocorrem durante as datas da disputa olímpica no Japão. Assim como a 17ª e a 18ª rodadas do Campeonato Brasileiro.

Vale lembrar ainda que os jogadores selecionados costumam chegar ao país-sede ao menos dez dias antes do evento iniciar. O que pode acarretar na perda do primeiro jogo das quartas da Copa do Brasil e da 16ª rodada do Brasileirão.

A seleção olímpica do técnico André Jardine foi formada com mais jogadores que atuam no Brasil (15) do que fora (8) durante o torneio pré-olímpico da Colômbia.

Dez equipes da Série A nacional tiveram jogadores convocados (veja lista final abaixo), sendo que seis estão na Libertadores (Athletico-PR, Corinthians, Grêmio, Internacional, Santos e São Paulo) e duas na Sul-Americana (Atlético-MG e Fluminense).

Os clubes europeus que têm jogadores em idade olímpica costumam estar em fase de pré-temporada ou na disputa das fases preliminares da Uefa Champions League e da Liga Europa durante as datas que o torneio de futebol será disputado no Japão.

Vale lembrar que a Fifa não obriga os clubes a cederem os atletas em idade olímpica (até 23 anos) e que cada uma das seleções pode convocar até três jogadores acima dessa idade.

Clubes com jogadores na seleção olímpica

Atlético-MG: Guga
Athletico-PR: Bambu
Corinthians: Pedrinho
Fluminense: Nino
Grêmio: Caio Henrique, Matheus Henrique, Phelipe e Pepê
Internacional: Bruno Fuchs
Ponte Preta: Ivan
Red Bull Bragantino: Cleiton (foi convocado quando estava no Atlético-MG)
Santos: Yuri Alberto
São Paulo: Antony e Igor GomesVasco: Ricardo Graça

Augsburg: Iago
Bayer Leverkusen: Paulinho
Lyon: Bruno Guimarães (foi convocado quando estava no Athletico-PR)
Portimonense: Bruno Tabata
RB Leipzig: Matheus Cunha
Real Madrid: Reinier (foi convocado quando estava no Flamengo)
Shakhtar Donetsk: Dodô e Maycon