<
>

Barcelona: 14 dos 24 reforços contratados na 'era Bartolomeu' já deixaram o Camp Nou; veja lista

Tem sido cada vez mais difícil elogiar o Barcelona no quesito contratações. Basta olhar a atuação do clube no mercado nos últimos anos, como aponta o jornal El Periódico, da Espanha, para entender o que o diário chama de "planejamento caótico".

Dos 24 jogadores contratados na gestão de Josep Maria Bartomeu, 14 já deixaram o Camp Nou. A lista tem três brasileiros e outros nomes que poucas chances tiveram com a camisa azul-grená.

Paulinho, Philippe Coutinho e Malcom fazem parte da relação. O volante foi comprado do Guangzhou Evergrande e vendido novamente para a China no espaço de um ano, enquanto Malcom acertou com o Zenit, da Rússia, e Coutinho acabou emprestado ao Bayern de Munique.

A lista de baixas do Barça tem ainda: o goleiro Cillesen, os laterais Aleix Vidal e Digne, os zagueiros Murillo, Mina e Todibo, os meio-campistas Ardan Turan, André Gomes, Denis Suarez e Kevin Prince Boateng e também o atacante Paco Alcacer.

Todos foram liberados sem emplacar no Camp Nou, o que comprova o "planejamento caótico" dito pelo jornal espanhol.

Enquanto isso, dez dos reforços contratados nos últimos cinco anos permanecem no elenco. Os principais são os franceses Umtiti, Lenglet e Griezmann, o brasileiro Arthur e o holandês De Jong. Além do chileno Arturo Vidal, que, no entanto, deve deixar o Barça na próxima janela de transferências.