<
>

Haaland faz hat-trick em sua estreia na Bundesliga, iguala Aubameyang e Adhemar e entra para grupo seleto

Erling Haaland uma, duas, três vezes! O hat-trick do prodígio norueguês não só valeu a virada até então improvável do Borussia Dortmund sobre o Augsburg, neste sábado (18), como o colocou em uma lista para lá de seleta.

O jovem de 19 anos entra para um grupo que, com ele, soma agora apenas sete jogadores: em comum, o fato de todos terem a honra de ter anotado três gols em suas partidas de estreia na Bundesliga.

Haaland foi uma vitória da equipe aurinegra no mercado, que o comprou do Red Bull Salzburg, da Áustria, por 20 milhões de euros (R$ 92,3 milhões) vencendo a concorrência de Manchester United, RB Leipzig e até da Juventus.

Para a estreia, o técnico suíço Lucien Favre o deixou no banco. Mas com o placar em 3 a 1 para o rival, o mandou a campo aos 11 minutos do segundo tempo. E ele precisou de só 23 minutos para balançar as redes três vezes - aos 14, aos 25 e aos 34.

Já eram seis anos e cinco meses sem que ninguém adentrasse ao seleto grupo para o qual o atacante entrou agora. O último a fazer isto foi Aubameyang.

Em 10 de agosto de 2013, o atacante gabonês, atualmente no Arsenal, debutou na Bundesliga vestindo a camisa do Borussia Dortmund e fez três gols na goleada por 4 a 0 curiosamente sobre o mesmo Augsburg que foi vítima do norueguês neste sábado - Lewandowski fez o outro.

Também há um brasileiro nesta lista, e ele é improvável.

Dificilmente alguém não responderia ser Elber, Paulo Sérgio, Zé Roberto, Amoroso ou Grafite, todos com muita história e ídolos em seus clubes no país europeu.

Mas não, trata-se de Adhemar.

Sim, o atacante que brilhou com a camisa do São Caetano no fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000 fez logo três gols em seu debute no Alemão.

Foi em 5 de fevereiro de 2001, quando o seu Stuttgart atropelou o Kaiserslautern por 6 a 1 em jogo da 20ª rodada - no fim, o Bayern de Munique foi o campeão daquela edição 2000/2001.

Veja a lista de jogadores que estrearam na Bundesliga com 3 gols

1 - 1963 - Engelbert Kraus, alemão, pelo Munique 1860

2 - 1973 - Hermann Ohlicher, alemão, pelo Stuttgart

3 - 1993 -Olaf Marschall, alemão, pelo Dynamo Dresden

4 - 2001 - Adhemar, brasileiro, pelo Stuttgart

5 - 2008 - Martin Fenin, tcheco, pelo Eintracht Frankfurt

6 - 2013 - Pierre-Emerick Aubameyang, gabonês, pelo Borussia Dortmund

7 - 2020 - Erling Haaland, norueguês, pelo Borussia Dortmund