<
>

Flamengo fora da TV no Carioca: clássicos sem transmissão, rádio e o impasse nos valores

play
Landim explica falta de acordo para o Carioca: 'Percentual oferecido é igual ao dos outros três grandes; o Flamengo sozinho é maior' (1:24)

Os jogos do rubro-negro não serão transmitidos pela Rede Globo (1:24)

O torcedor rubro-negro que desejar assistir à estreia do Flamengo no Campeonato Carioca, no próximo sábado, contra o Macaé, vai ter mesmo de ir ao Maracanã. Com insucesso nas negociações com a Rede Globo, o clube já anunciou que não terá seus jogos no Estadual na televisão.

O presidente Rodolfo Landim deixou clara a insatisfação do clube com os valores oferecidos na comparação com os rivais Botafogo, Fluminense e Vasco. A proposta era a mesma do acordo fechado em 2016.

Para entender melhor o caso, o ESPN.com.br explica, em perguntas e respostas, o que o Flamengo esperava receber da Globo e o que serão dos jogos do time de Jorge Jesus no Carioca sem a TV. As informações são do repórter Pedro Henrique Torre.

Qual foi o valor da oferta da Globo?

R$ 16 milhões, a mesma quantia do último contrato, negociado às vésperas do Carioca de 2016. Botafogo, Fluminense e Vasco têm direito ao mesmo valor.

O que o Flamengo espera receber?

Nas redes sociais, chegou-se a especular valores na casa de R$ 80 milhões. Após os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, o Flamengo, de fato, deseja muito mais do que o oferecido, mas não chega a tanto. A expectativa é por, pelo menos, o dobro do que a Globo propôs.

“Se você for ver o percentual da receita que está sendo distribuída para o Flamengo ela é igual aos outros três times quando o Flamengo em termos de demanda é maior do que os três somadas. É algo muito, muito inferior ao que a gente merece”, disse Landim, na quinta-feira.

A Fla TV, canal oficial do clube no Youtube, pode transmitir os jogos?

Não. Para transmitir uma partida é necessário contar com acordo com os dois clubes em campo, e os direitos de transmissão de todos os demais rivais pertencem à Globo.

O que o Flamengo vai fazer em seus jogos?

Transmissões próprias das partidas via rádio.

E os clássicos?

ERRATA! Ao contrário do publicado neste tópico quando a matéria foi ao ar, os clássicos não poderão ser exibidos pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) em suas mídias sociais.

A Federação detém apenas os mandos dos clássicos, não os direitos de transmissão.

Flamengo e Globo ainda podem se acertar?

Apesar da nota oficial do Flamengo, as negociações ainda não foram sepultadas. Novas conversas entre as partes devem acontecer, embora não haja perspectiva de acerto para ao menos as três primeiras rodadas da Taça Guanabara.