<
>

Arsenal leva virada em casa e decisão de vaga na Liga Europa fica para a última rodada; veja todos os resultados

O Arsenal recebeu o Eintracht Frankfurt nesta quinta-feira pela 5ª rodada do grupo F da Europa League e bastava uma vitória simples em casa que a equipe inglesa se garantiria na fase de mata-mata. Os ingleses saíram na frente com gol de Aubameyang nos acréscimos do primeiro tempo, após boa assistência de Gabriel Martinelli, mas dois bonitos gols do japonês Daichi Kamada deram a virada para os visitantes, que venceram por 2 a 1.

Como Standard Liège e Vitória Guimarães ficaram no empate em 1 a 1 na outra partida do grupo, a decisão da vaga ficou para a última rodada. Líder da chave, o Arsenal soma 10 pontos contra 9 do Eintracht Frankfurt, segundo colocado. Na terceira colocação vem a equipe belga com 7 pontos. Já eliminado, o Vitória Guimarães ocupa a lanterna com apenas dois pontos. Na próxima rodada, em 12 de dezembro, o Arsenal vai até a Bélgica enfrentar o Standard às 14h55 (Brasília), mesmo horário em que o Frankfurt recebe o Vitória Guimarães.

Jogando em casa, o Arsenal tentou impor o ritmo desde o começo, mas esbarrou em uma partida ruim de seus jogadores. O único lance de perigo no tempo regulamentar da primeira etapa veio na bola parada. Após cobrança de escanteio da direita, a zaga afastou mal e a bola se ofereceu para Gabriel Martinelli, o brasileiro emendou um lindo chute de primeira e o goleiro Ronnow fez uma excelente defesa. Nos acréscimos, os Gunners abriram o placar.

Gabriel Martinelli fez boa jogada pela direita, fintou a marcação e cruzou rasteiro na medida para Aubameyang. O gabonês bateu de primeira, Ronnow desviou e a bola chegou a beijar o travessão e quicar em cima da linha antes de entrar. Arsenal 1 a 0.

Na volta do intervalo, os alemães passaram a tomar conta do jogo e chegaram à virada graças ao talento individual de Daichi Kamada. Primeiro, aos 10 minutos, o japonês recebeu a bola na entrada da área, limpou a marcação e soltou uma bomba, sem a mínima chance para o goleiro Martínez, empatando o jogo no Emirates Stadium. Oito minutos depois, uma cobrança de escanteio foi mal afastada pela zaga gunner e a bola sobrou para Kamada na entrada da área. O meia pegou de primeira, com muita categoria, e colocou a bola no cantinho, virando a partida em Londres e definindo o placar.

Outros jogos

O PSV se complicou. A equipe holandesa foi até Portugal e foi atropelada pelo Sporting. Com destaque para Bruno Fernandes, que fez dois gols e deu assistência para o gol do brasileiro Luiz Phellype, os portugueses venceram por 4 a 0 - Jérémy Mathieu completou o placar. Com o resultado, o Sporting lidera o grupo D com 10 pontos. O LASK, que venceu o Rosenborg por 2 a 1, chegou aos 10 pontos e ocupa a segunda colocação. Os holandeses tem apenas 7 pontos, enquanto o Rosenborg amarga a lanterna sem um ponto sequer. Na última rodada o LASK recebe o Sporting e o PSV recebe o Rosenborg.

Mais líder do que nunca no grupo A, o Sevilla venceu o Qarabag por 2 a 0 e chegou aos 15 pontos. No outro jogo do grupo, o APOEL venceu o Dudelange por 2 a 0 e chegou aos 7 pontos na segunda colocação. Qarabag com 4 e Dudelange com 3 completam a chave. Os dois líderes se enfrentam no Chipre na próxima rodada enquanto os dois últimos medem forças no Azerbaijão.

No grupo B, o Copenhague venceu o Lugano fora de casa por 1 a 0 e assumiu a liderança com 9 pontos. No outro jogo do grupo, um dos mais emocionantes desta edição da Liga Europa. Com um gol aos 52 minutos do segundo tempo, o Malmo venceu o Dynamo Kiev por 4 a 3 e chegou aos 8 pontos e a segunda colocação. Os ucranianos ocupam o terceiro lugar com 7 e o já eliminado Lugano tem 2. Copenhague e Malmo se enfrentam na Dinamarca na última rodada, enquanto o Dynamo recebe o Lugano.

Pelo grupo C, o Celtic venceu o Stade Rennais por 3 a 1 e garantiu a primeira colocação do grupo com 13 pontos. A Lazio venceu o Cluj por 1 a 0 e ganhou uma sobrevida para a última rodada - os italianos ocupam a terceira posição com 6 pontos contra 9 do Cluj. Na última rodada, a Lazio visita o eliminado Stade Rennais e o Cluj recebe o classificado Celtic.