Liverpool e Napoli se enfrentaram no Anfield pela quinta rodada do grupo E da Champions League. Quem vencesse, estaria classificado de forma antecipada às oitavas de final da competição. Com gols de Mertens para os visitantes e Lovren para os mandantes, porém, a partida ficou empatada e a decisão das duas vagas ficou para a última rodada por conta do outro jogo do grupo. Se o Red Bull Salzburg não tivesse vencido o Genk, ambas as equipes estariam classificadas, mas os austríacos venceram com facilidade por 4 a 1.
No próximo dia 10 de dezembro, o Liverpool recebe o Red Bull em jogo direto pela vaga enquanto o Napoli recebe o já eliminado Genk. Líderes do grupo, os ingleses somam 10 pontos, contra 9 dos italianos e 7 dos austríacos. Na lanterna, o Genk tem um único ponto e não sonha nem com uma vaga na Europa League.
Ficha técnica
Liverpool 1 x 1 Napoli
GOLS: Lovren (LIV); Mertens (NAP)
LIVERPOOL: Alisson, Joe Gomez, Lovren, Van Dijk e Robertson; Milner, Fabinho (Wijnaldum) e Henderson; Salah, Mané e Firmino; Técnico: Jurgen Klopp
NAPOLI: Meret, Maksimovic, Manolas e Koulibaly; Di Lorenzo, Fabián, Allan, Zielinski e Mário Rui; Lozano (Llorente) e Mertens; Técnico: Carlo Ancelotti
Estatísticas
Foi o 100º jogo de Jurgen Klopp em competições europeias. Agora, o técnico alemão tem 52 vitórias, 23 empates e 25 derrotas em noites europeias.
Autor do primeiro gol, Mertens chegou aos 117 gols em 297 partidas com a camisa do Napoli (8º na temporada). Marek Hamsik é o maior artilheiro da história do clube com 121 gols.
O gol foi o 4º de Mertens nesta edição da Champions. É a primeira vez desde 2016/2017, quando fez 5, que o atacante alcança essa marca na Europa.
Foi também a primeira vez da carreira de Mertens que o atacante marcou em dois jogos consecutivos fora de casa na Champions.
Foi o 11º jogo de Hirving 'Chucky' Lozano como titular do Napoli. Com o 'Brinquedo Assassino' em campo, os italianos tem 3 vitórias, 7 empates e uma única derrota.
Mertens coloca o Napoli na frente
O jogo era bastante disputado até os 21 minutos da primeira etapa, quando Dries Mertens movimentou o placar. Após ótimo lançamento de Di Lorenzo, o belga invadiu a área pela direita e tinha pouquíssimo ângulo, mas conseguiu achar um ótimo chute cruzado, sem chances para a Alisson. Após o gol, o VAR entrou em ação para rever um possível impedimento e uma possível falta de Mertens em Van Dijk na origem da jogada, mas nada foi marcado e o gol confirmado.
Fabinho deixa o campo machucado e preocupa
Fabinho sentiu e vai sair, desfalque importantíssimo no jogo e peça fundamental pro meio campo do Liverpool.
— Liverpool Supporters Brasil (@LFCSBrasil) November 27, 2019
VEM: Wijnaldum
SAI: Fabinho
Aos 15 minutos, Fabinho disputou uma bola no meio de campo e ficou no chão, sentindo dores no joelho. O brasileiro deixou o campo, cuidou das dores e tentou voltar ao gramado, mas não aguentou. Quatro minutos depois, foi substituído por Georginio Wijnaldum e virou motivo de preocupação para o Liverpool. O volante já estava suspenso do próximo jogo contra o Brigthon, no sábado (30), pela Premier League. O problema, porém, é que na próxima quarta-feira (4), a equipe tem o clássico com o Everton pela frente.
Koulibaly sensacional!
Precisando reverter o resultado e jogando em casa, o Liverpool voltou do intervalo pressionando ainda mais os italianos e quase chegou ao gol aos 10 minutos. Após cruzamento da direita, Meret falhou feio e soltou a bola no pé de Firmino. De costas para o gol, o atacante brasileiro improvisou um lindo chute e ia fazendo um golaço até aparecer a perna direita de Koulibaly para afastar a bola em cima da linha. Uma defesa de goleiro do zagueiro!
Lovren ao resgate!
A pressão do Liverpool continuou e o empate chegou aos 20 minutos. Após cobrança perfeita de escanteio de James Milner, o zagueiro Dejan Lovren subiu mais alto que todo mundo para cabecear no ângulo, sem chance para Meret. Os jogadores do Napoli reclamaram de um empurrão do croata em Mertens, o VAR verificou o lance e nada marcou.
Na tabela
Liverpool - 1º colocado, com 10 pontos
Napoli - 2º colocado, com 9 pontos
Red Bull Salzburg - 3º colocado, com 7 pontos
Genk - 4º colocado, com 1 ponto
Próximos jogos
Ambas as equipes voltam a campo pela Champions em 10 de dezembro:
Terça-feira, 10/12, 14h55 - Napoli x Genk
Terça-feira, 10/12, 14h55 - Liverpool x Red Bull Salzburg