<
>

Brasileirão: de volta após 50 dias, São Paulo precisar superar 'efeito gangorra' para se manter no G-4

O São Paulo regressou ao G-4 do Campeonato Brasileiro exatos 50 dias e 10 rodadas depois de ter perdido a quarta colocação e iniciado um verdadeiro efeito gangorra na competição, sem ter conseguido nem sequer vencer dois jogos seguidos.

O resultado que permitiu o time tricolor recuperar a colocação cobiçada pela diretoria foi o triunfo sobre o Avaí por 1 a 0, no Morumbi, no último domingo, mas que passou longe de ser um dia calmo. Parte dos pouco mais de 20 mil presentes vaiaram a equipe pelo desempenho irregular.

O rival catarinense é o penúltimo colocado e briga com o rebaixamento. Ainda assim, quase empatou o confronto no último lance no Morumbi.

O G-4 é cobiçado pelos lados tricolores justamente por ser a última colocação que garante vaga direta na fase de grupos da próxima Copa Libertadores e dentro da diretoria –ainda que este não seja o discurso oficial–, ninguém crê mais em título ou até numa posição mais acima.

Diante desse cenário, o problema que o São Paulo leva para a próxima rodada, quando enfrentará o Atlético-MG, domingo, no Morumbi, é a falta de sequência da equipe nesses últimos 50 dias. Nenhuma vitória consecutiva e um verdadeiro efeito gangorra, alternando entre empolgação e decepção.

Curiosamente, antes do “jejum de G-4”, o São Paulo teve uma arrancada, com cinco vitórias seguidas pós-Copa América, sobre Chapecoense, Fluminense, Santos, Ceará e Athlético.

Mas, em seguida, veio a sequência gangorra, com:

  • derrota para o Vasco (então ameaçado pelo rebaixamento), em São Januário

  • empate com o Grêmio (dentro do Morumbi com o rival com apenas um titular)

  • derrota para o Inter (então, com um time misto)

  • empate com o CSA (que brigava e briga contra o descenso)

  • vitória sobre o Botafogo

  • derrota para o Goiás

  • empate com o Flamengo

  • vitória sobre o Fortaleza

  • empate com o Bahia

  • vitória sobre o Corinthians

  • derrota para o Cruzeiro (rival não vencia há nove jogos)

  • vitória sobre o Avaí

O São Paulo abre a semana com 46 pontos, na quarta posição, dois pontos à frente do Corinthians. O Santos é o terceiro, com 51. O Palmeiras, vice-líder, aparece com 54. Já o Flamengo, que venceu o Fluminense no clássico carioca da rodada, está “cada vez mais líder”, com 64 pontos.

Além de São Paulo x Atlético, a 28ª rodada tem um clássico paulista, Corinthians x Santos, que pode beneficiar o time tricolor. Na 29ª rodada, o adversário é o Palmeiras, na casa do rival. Para permanecer no G-4, a equipe de Fernando Diniz esquecer a gangorra e encontrar o equilíbrio que ficou em um passado distante no Morumbi.

“O mais importante é vencer e escalar posições, aproveitar as oportunidades que os outros clubes nos dão. O desafio foi lançado desde que pisei aqui. É na base da luta, de guerrear, porque foi assim que construí minha vida. Temos que manter foco e pés no chão”, disse Daniel Alves, ao fim da vitória sobre o Avaí.