<
>

LaLiga: Espanha adia superclássico e joga definição de nova data para Barcelona e Real Madrid

Agora é oficial: o superclássico entre Barcelona x Real Madrid por LaLiga, que aconteceria em 26 de outubro, está adiado.

A Federação Espanhola de Futebol confirmou a mudança na manhã desta sexta-feira, depois de reunião extraordinária do Comitê de Competição da entidade.

Inicialmente, houve a hipótese de inversão de mando de campo - o que faria com que a primeira partida entre os gigantes espanhóis saísse do Camp Nou e acontecesse no Santiago Bernabéu. Porém este é o primeiro argumento para o adiamento da partida: o regulamento impede a "troca" de mandos.

O Comitê também afirmou, em nota, que "deixa nas mãos dos clubes afetados entrar em acordo para a data da disputa do clássico". A expectativa é que isso aconteça ainda nesta sexta-feira, com a data limite para decisão sendo o dia 21 de outubro. Caso isso não aconteça, a própria Federação irá determinar o dia do jogo.

Protestos na Catalunha

Já são quatro dias de manifestações na Catalunha. Os protestos pró-independência ganharam ainda mais força depois da condenação de líderes independentistas - algo que o próprio Barcelona divulgou ser contra em nota oficial.

"Do mesmo modo que a prisão preventiva não ajudou a resolver o conflito, tampouco a fará a prisão ditada hoje, porque o cárcere não é a solução. A resolução do conflito que a Catalunha vive passa, exclusivamente, pelo diálogo político", comentou o clube através de texto divulgado nas redes sociais.

Na segunda-feira, a Suprema Corte da Espanha condenou nove líderes da tentativa de independência catalã de 2017 a penas de prisão que variam entre 9 e 13 anos. Estradas e ferrovias foram bloqueadas na quinta-feira por marchas de apoiadores ao movimento. Só na quarta-feira, 96 pessoas ficaram feridas no conflito que também envolve a polícia local.