<
>

Rodrigo sai do banco para ser herói, Espanha empata nos acréscimos com a Suécia e garante vaga na Eurocopa de 2020

A Espanha está classificada para a Eurocopa de 2020! Com um gol salvador de Rodrigo já nos acréscimos, a Fúria empatou em 1 a 1 com a Suécia, fora de casa, pela oitava rodada do grupo F das Eliminatórias para a Euro e garantiu a vaga para o torneio!

Os espanhóis tiveram maior domínio da partida, controlaram a posse de bola, mas pouco criaram. De Gea fez duas excelentes defesas antes de sair lesionado e era o grande responsável por manter o empate até que foi vazado por Berg. Depois do gol, a Espanha manteve o ritmo e pouco criou, mas a bola parada acabou salvando a equipe. No apagar das luzes, Rodrigo apareceu livre na grande área e fuzilou de pé direito para o fundo do gol, empatando a partida no apagar das luzes e garantindo o empate que a Espanha precisava para conquistar a vaga.

Ficha técnica

Suécia 1 x 1 Espanha

Gols: Suécia: Marcus Berg; Espanha: Rodrigo

SUÉCIA: Olsen, Lustig, Lindelof, Granqvista e Bengtsson; Larsson, Olsson, Ekdal e Forsberg; Qualson e Berg;

ESPANHA: De Gea, Carvajal, Albiol, Iñigo Martínez e Bernat; Ruíz, Thiago (Rodrigo), Rodri e Ceballos; Oyarzabal e Gerard Moreno;

Estatísticas

A Espanha terminou a partida com 75% de posse de bola. O domínio territorial, porém, não se transformou em domínio e criação de oportunidades, com a Suécia criando mais oportunidades de gol e o empate vindo na bola parada.

Marcus Berg disputou 14 duelos aéreos com a defesa da Espanha e ganhou apenas dois. Em um destes colocou a bola para rede e marcou o gol dos suecos na partida.

Rodrigo Moreno participou de apenas 24 minutos da partida e finalizou apenas uma vez. O suficiente para empatar o placar nos acréscimos e garantir a vaga espanhola na Euro.


O cara

Rodrigo Moreno foi o grande herói da Espanha!

Em uma partida em que os espanhóis tinham domínio territorial, mas não conseguiam criar oportunidades de gols, Rodrigo saiu do banco de reservas para colocar a Espanha na Euro-2020. O atacante entrou no lugar do meia Thiago aos 20 minutos do segundo tempo e, já nos acréscimos, aproveitou bola parada para aparecer livre na grande área e fuzilar de pé direito para o fundo do gol, empatando a partida no apagar das luzes e garantindo o empate que a Espanha precisava para conquistar a vaga.


Festa na Espanha!

Com o resultado, a Espanha alcança os 20 pontos e mantém a liderança - e a invencibilidade - do grupo F das eliminatórias. Na segunda posição vem a Suécia com 15 e a Romênia, terceira, tem 14 pontos. Com seis pontos em disputa e com suecos e romenos fazendo confronto direto na próxima rodada, a Espanha não pode mais ser ultrapassada pelas duas equipes e está classificada para a Euro!


Preocupação espanhola (e do United)

Aos 15 minutos da segunda etapa, o goleiro David de Gea, um dos melhores jogadores em campo e que havia feito duas defesas espetaculares, teve que deixar o gramado com uma lesão para a entrada de Kepa Arrizabalaga.

Ainda não se sabe a extensão nem a gravidade da lesão, mas o goleiro preocupa não só a seleção espanhola como o Manchester United, seu clube.


Fim de uma geração?

O duelo entre Espanha e Suécia marcou o primeiro jogo oficial desde junho de 2001 em que nenhum dos onze espanhóis que começaram a partida disputou sequer um minuto das duas finais de Eurocopa (2008 e 2012) ou da final da Copa do Mundo de 2010, que marcaram uma geração dourada da Fúria.


Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo pelas eliminatórias para a Eurocopa em 15 de novembro:

  • Sexta, 15/11, 15h45, Romênia x Suécia

  • Sexta, 15/11, 15h45, Espanha x Malta