<
>

Alemanha vence e cola na Holanda; Polônia garante vaga na Eurocopa

A Alemanha venceu a Estônia por 3 a 0 em partida que foi mais complicada do que deveria para os tetracampeões mundiais.

Emre Can foi expulso com 13 minutos de jogo. O time tentou sair tocando desde a área de defesa, mas uma falha fez o volante, jogando como zagueiro, dar um carrinho criminoso no limite da área.

Sem ele, o primeiro tempo terminou em 0 a 0, mas logo a equipe se entendeu e venceu sem maiores dificuldades graças a uma boa segunda etapa.

Ficha técnica

Estônia 0 x 3 Alemanha

Gols: Ilkay Gundogan (2) e Timo Werner

ESTÔNIA: Sergei Leepmets; Nikita Baranov, Karol Mets, Joonas Tamm, Artur Pikk; Ilja Antonov, Konstantin Vassiljev (Mattias Kait), Mihkel Ainsalu, Frank Liivak (Henrik Ojamaa), Gert Kams; Rauno Sappinen (Sergei Zenjov)

ALEMANHA: Manuel Neuer; Niklas Sule, Emre Can, Marcel Halstenberg, Lukas Klostermann; Joshua Kimmich, Ilkay Gundogan, Marcos reus (Suat Serdar), Julian Brandt, Kai Havertz; Luca Waldschmidt (Timo Werner)

Estatísticas

1 - é o número de gols que Gundogan havia feito até agora na temporada. Só hoje, o volante dobrou seu todo e decidiu a partida que tanto valia para seu país. Curiosamente, o outro também veio em uma vitória por 3 a 0 fora de casa, e em outra competição europeia: Shakhtar Donetsk 0 x 3 Manchester City.

0 - é o número de vezes que Emre Can já havia sido expulso na sua carreira. Existe uma primeira vez para tudo, e a gente nunca esquece...

873 passes foram trocados pela seleção alemã, com precisão de 90%. Além disso, mesmo com um a menos, os visitantes tiveram 70% de posse de bola.


O cara

Ilkay Gundogan mandou no jogo.

Sem Can desde o começo do jogo, o volante teve que ser ainda mais polivalente e aparecer na defesa e no ataque. O resultado foi dois gols, uma assistência e nada contra!

Das duas vezes que balançou as redes, bateu do lado direito do ataque (uma de dentro, outra de fora da área) e viu um chute cruzado morrer dentro do gol. Na assistência para Timo Werner, deu um lançamento do meio campo e deixou o atacante na cara do goleiro.

Além disso, foi um bom dia para reencontrar seu amigo. Há seis anos, dois meses e 17 dias, Reus dava uma assistência para Gundogan pela última vez, quando ambos jogavam no Borussia Dortmund. Hoje, a dobradinha se repetiu.


Na cola da líder!

Com o resultado, a Holanda mantém a liderança do grupo C das Eliminatórias para a Eurocopa de 2020. Com a vitória da Alemanha, as equipes ficaram empatadas em 15 pontos, mas os holandeses levam vantagem no primeiro critério de desempate, o confronto direto. Em 6 de setembro, a Holanda venceu a Alemanha por 4 a 2 em Hamburgo.


Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo em novembro. A Alemanha joga pelas eliminatórias, e a Estônia tem um amistoso:

  • Quinta-feira, 14/11, 14h, Ucrânia x Estônia

  • Sábado, 16/11, 15h45, Alemanha x Belarus


Classificada

Mais uma seleção garantiu sua vaga na Eurocopa de 2020. Com uma vitória por 2 a 0 sobre a Macedônia, a Polônia chegou a 19 pontos no Grupo G.

Graças aos gols de Frankowski e Milik, agora apenas a Áustria pode passar a líder, mas nada tira a vaga na competição.