<
>

Barcelona tem pior início em 25 anos em LaLiga, e estrelas começam a perder confiança em Valverde

Parte dos jogadores do Barcelona começou a perder a confiança no técnico Ernesto Valverde, em meio a um início de temporada decepcionante do clube na temporada. É isso o que diferentes fontes informaram à ESPN.

A derrota surpreendente para o Granada determinou o pior início do time azul-grená em LaLiga em 25 anos. A equipe perdeu duas de suas cinco primeiras partidas na competição e soma apenas sete pontos.

O elenco voou de volta para a Catalunha logo após a partida e volta a treinar neste domingo. O ‘pós-morte’ ao que aconteceu na Andaluzia e por que eles foram tão facilmente batidos irão começar.

Valverde assumiu a responsabilidade pela derrota na entrevista coletiva após a partida, com fontes dizendo à ESPN que parte do elenco ficou desapontada com as performances do time fora do Camp Nou nesta temporada – especialmente na atuação diante do Granada.

O Barça abriu sua campanha com uma derrota por 1 a 0 para o Athletic Bilbao e depois empatou por 2 a 2 com Osasuna. Além disso, a equipe ficou no empate sem gols com o Borussia Dortmund, pela Champions League. Incluindo jogos da última temporada, o Barça vive um jejum de sete confrontos sem vitórias longe de seus domínios, o que inclui a goleada do Liverpool por 4 a 0, pela semifinal da Champions.

Apesar daquele revés na Inglaterra, pelo menos até agora, Valverde vinha mantendo o apoio dos jogadores. A diretoria o bancou no verão, apontando o fato de que ele era excelente em termos de administrar o vestiário, ainda que o Barça tenha caído precocemente na Champions em seus dois anos no cargo.

A derrota contra a Roma nas quartas da Champions em seu primeiro ano foi considerada uma anamolia, sendo que o time conquistou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei . No entanto, a derrota para o Liverpool na campanha passada criou dúvidas reais sobre o ex-técnico do Athletic Bilbao.

“Algo estranho está acontecendo”, disse uma fonte próxima ao vestiário do Barcelona à ESPN depois da derrota em Granada. “O time está jogando sem intensidade e não está criando nada”.

Fontes próximas ao presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, falaram à ESPN que ele não é alguém que perde as estribeiras e que não toma decisões impulsivas. Valverde tem contrato até o meio de 2021 e seria preciso um prolongamento da má fase atual para ocorrer sua demissão.

Neste começo de temporada, o treinador tem sofrido com a ausência de alguns de seus principais jogadores devido a lesões. Luis Suárez retornou apenas na última semana contra o Valencia, enquanto que Lionel Messi ainda não começou nenhuma partida como titular. Depois de um problema na panturrilha, o argentino entrou no decorrer dos dois últimos jogos.

Enquanto isso, Ousmane Dembélé não tem atuado deste que se machucou na derrota para o Athletic, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol. Com isso, os jovens atacantes Carles Perez e Ansu Fati ganharam chances.

“Será um longo e complicado ano”, afirmou Suárez no sábado, ciente de que muito tem muito o que ser mudado no Barça.

Veja os melhores momentos de Granada 2 x 0 Barcelona