<
>

Fluminense tem campanha igual à do 'ano do milagre', e projeção mostra salvação só no saldo de gols

Com a derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, na última terça-feira, o Fluminense praticamente igualou a campanha que fez até a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2009.

Naquela edição, o time carioca chegou a ser apontado pelos matemáticos como praticamente rebaixado, com 99% de chance de queda.

No entanto, sob o comando do técnico Cuca, o elenco que ficou conhecido como "time de guerreiros" conseguiu a salvação na última rodada, desafiando os números.

Para comparar, em 2009, o Flu empatou por 2 a 2 com o Vitória, no Barradão, na 18ª rodada, e chegou a 15 pontos com a seguinte campanha: 18 jogos, 15 pontos, 3 vitórias, 6 empates, 9 derrotas, 20 gols pró, 29 gols contra.

Já neste ano, são 18 jogos, 15 pontos, 4 vitórias, 3 empates, 11 derrotas, 20 gols pró e 29 gols contra.

As coincidências são impressionantes, aliás, com o exato número de gols feitos e sofridos em 2009 e 2019. A diferença é que, há 10 anos, o Tricolor empatava mais.

No Allianz Parque, os atletas do time das Laranjeiras lamentaram muito o revés para o Palmeiras e usaram palavras fortes para falar sobre o desempenho da equipe.

"Já passou. Vamos esquecer. Foi uma noite vergonhosa para gente, mas domingo tem outra guerra", disse o zagueiro Digão.

O técnico Oswaldo de Oliveira, por sua vez, preferiu olhar para frente.

"Fluminense tem 20 jogos pela frente, um turno inteiro. E nós vamos melhorar, com certeza. Vamos fazer jogos melhores e vamos buscar nossa melhor posição da tabela", salientou.

PROJEÇÃO INDICA APERTO ATÉ O FIM

Segundo o FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN que faz projeções sobre o Campeonato Brasileiro baseada em uma série de cálculos, o Flu até escapará do rebaixamento... Mas com muita emoção.

As contas indicam que o time do Rio de Janeiro terminará em 16º lugar na tabela (ou seja, uma posição acima do Z4), com 41 pontos.

Será a mesma pontuação que o Goiás, mas o Tricolor terá saldo de gols melhor (-11 a -23, de acordo com o FiveThirtyEight e acabará escapando).

De acordo com o site, a chance de rebaixamento atual do Fluminense é de 34%.

No momento, a equipe carioca está em 17º lugar, com 15 pontos em 18 jogos. Atrás dela, aparecem CSA (15 pontos), Chapecoense (14) e Avaí (10).

O primeiro time fora da degola é o Cruzeiro, com 18 pontos.