<
>

Inglaterra vence Kosovo em jogo de 8 gols pelas eliminatórias para a Eurocopa de 2020

Dez anos e contando. A Inglaterra completou uma década de invencibilidade em eliminatórias – seja de Eurocopa ou de Copa do Mundo – ao vencer o Kosovo por 5 a 3, nesta terça-feira.

Valon Berisha abriu o placar para os visitantes no St. Mary’s Stadium, em Southampton, logo no primeiro minuto de jogo. Raheem Sterling, Harry Kane, Mergim Vojvoda (contra) e Jadon Sancho, duas vezes, viraram para 5 a 1 ainda no primeiro tempo. Berisha, outra vez, e Vedat Muriqi marcaram na etapa final, mas a reação dos kosovares não foi adiante.

Com o resultado, a equipe de Gareh Southgate segue com 100% de aproveitamento, vai a 12 pontos e abre três pontos de vantagem na liderança do grupo A das eliminatórias para a Euro de 2020. O Kosovo, com um jogo a mais, estacionou nos oito pontos e caiu para a terceira posição. O novo segundo colocado é a República Tcheca, que bateu Montenegro por 3 a 0, fora de casa, e foi a nove unidades - também com cinco partidas. Tomas Soucek, Lukas Masopust e Vladimir Darida (pênalti) fizeram os gols. Os montenegrinos somam dois pontos, assim como a Bulgária, que está na lanterna.

Além disso, o English Team chegou a 43 partidas sem perder em eliminatórias, com 34 vitórias e nove empates. São 21 jogos sem perder nas eliminatórias para a Copa e outros 22 pelas eliminatórias para a Eurocopa.

A derrota mais recente nestas competições ocorreu há quase dez anos. Em 10 de outubro de 2009, o English Team caiu para a Ucrânia por 1 a 0 pelo qualificatório ao Mundial da África do Sul. Como o próximo confronto oficial é somente em 11 de outubro, o país obrigatoriamente completará dez anos de invencibilidade neste quesito.

Pela próxima rodada, que ocorrerá em 11 de outubro, a Inglaterra visitará a República Tcheca, enquanto que Kosovo descansará. O outro duelo será entre Montenegro e Bulgária. Três dias depois, a Inglaterra jogará contra a Bulgária fora de casa, enquanto que Kosovo receberá Montenegro.

O jogo - Com a bola rolando em Southampton, os visitantes abriram o placar logo aos 34 segundos, depois que Michael Keane errou passe na defesa, Berisha recebeu de Muriqi e só tirou do goleiro Jordan Pickford. O empate viria menos de sete minutos depois. Após cobrança de escanteio da direita, Keane desviou de cabeça, e Sterling completou para o alvo.

Aos 19min, Sterling avançou pelo campo de ataque e acionou Kane, que escapou da marcação e chutou para o fundo da rede. O terceiro dos ingleses saiu aos 38min, com Jadon Sancho fazendo jogada pela direita e Vojvoda, sozinho na pequena área, desviando contra a própria meta.

O triunfo virou goleada aos 44min, quando Sterling fez belo passe para Sancho, que recebeu na área e tirou do goleiro Arijanet Muric. Dois minutos depois, o arqueiro desviou uma conclusão de Sterling, e Sancho completou para a rede, anotando o quinto dos donos da casa.

Os kosovares esboçaram uma reação depois do intervalo. Aos 4min, Berisha recebeu de Muriqi na área, limpou a marcação e chutou no alto para superar Pickford. Seis minutos mais tarde, Muriqi converteu pênalti que ele mesmo sofreu em lance com Harry Maguire. Aos 20min, Kane teve a chance de marcar o sexto dos mandantes, mas parou em Muric em cobrança de pênalti.