<
>

Eliminatórias para a Eurocopa: Holanda vence Alemanha fora de casa com gol do estreante Malen

Donyell Malen, estreante na seleção, comemora gol Getty

Alemanha e Holanda fizeram nesta sexta-feira um jogo digno do clássico que representa no futebol mundial. Em um confronto agitado e muito equilibrado no Volksparkstadion, em Hamburgo, os visitantes venceram por 4 a 2, pelo grupo C das eliminatórias para a Eurocopa de 2020.

Serge Gnabry abriu o placar para os donos da casa na etapa inicial. Na volta do intervalo, Frenkie de Jong, contratado nesta temporada pelo Barcelona por 75 milhões de euros, empatou, enquanto que Jonathan Tah, contra, virou. Toni Kroos deixou tudo igual com um pênalti questionável.

Os comandados de Ronald Koeman voltariam a ficar à frente com Donyell Malen. Convocado pela primeira vez e fazendo sua estreia pela seleção principal, o atacante de 20 anos do PSV marcou aos 34min – ele tinha ido a campo aos 13min. Nos acréscimos, Georginio Wijnaldum fechou a conta.

Com o resultado, os germânicos estacionam nos nove pontos, perdem o aproveitamento perfeito na competição após quatro jogos e ficam na segunda colocação, atrás da Irlanda do Norte, que tem 12 unidades. Já os holandeses, que fizeram uma partida a menos, somam seis pontos e figuram no terceiro lugar.

O placar interrompeu a sequência de 14 vitórias seguidas dos alemães em jogos pelas eliminatórias - seja da Euro ou da Copa do Mundo -, o que representava sua maior sequência na história. Eram 58 gols marcados e sete sofridos até esta sexta.

Os germânicos abriram o placar aos 9min de bola rolando. Joshua Kimmich fez um lançamento primoroso para Lukas Klostermann, que parou em defesa de Jasper Cillessen. No rebote, Gnabry estufou a rede.

Os visitantes empataram aos 14min da etapa final, Ryan Babel fez jogada pela esquerda, cruzou e viu Tah furar no corte. Frenkie de Jong dominou tirando de Nico Schulz e chutou forte para vencer Manuel Neuer.

A equipe laranja virou o placar sete minutos depois. Após cobrança de escanteio e excelente defesa de Neuer em cabeceio de Virgil van Dijk, Tah desviou contra a própria meta em um passe vindo da esquerda.

Aos 28min, tudo igual novamente, depois que o árbitro português Artur Soares Dias marcou um pênalti polêmico em um toque de mão de Matthijs de Ligt. Kroos converteu a cobrança.

Seis minutos depois, porém, viria o terceiro dos holandeses. Em boa jogada coletiva, Malen foi servido por Wijnaldum e mandou para a rede. Nos acréscimos, os visitantes ligaram contra-ataque, Memphis Depay cruzou e Wijnaldum completou para o alvo.

Pela próxima rodada do grupo C, a Alemanha visitará a Irlanda do Norte na segunda-feira, às 15h45 (de Brasília). No mesmo dia e horário, a Holanda enfrentará a Estônia fora de casa.