<
>

Van Dijk supera Messi e Cristiano Ronaldo e é o 1º zagueiro a ser eleito o melhor da Europa pela Uefa

play
Bola aérea dominante e 64 jogos sem levar drible: Fabinho se derrete por Van Dijk: 'É um privilégio' (0:36)

Dupla trouxe segurança defensiva ao Liverpool durante a temporada (0:36)

Nem Cristiano Ronaldo, nem Lionel Messi. O melhor jogador da Europa é Virgil van Dijk.

O zagueiro ficou com o prêmio concedido pela Uefa em cerimônia realizada em Mônaco, nesta quinta-feira, após a definição dos grupos da Champions League. O argentino e o português eram os outros finalistas.

Desde que o prêmio que o começou a ser entregue em 1998 – ele mudaria o formato em 2011 -, somente um atleta que não era meio-campista ou atacante ficou com a honraria: Gianluigi Buffon, em 2003.

O zagueiro de 28 anos ficou com o prêmio após ter sido decisivo na conquista do Liverpool na Champions League. Além disso, ele foi eleito o melhor jogador da última Premier League, na qual os Reds fizeram excelente campanha e lutaram com o campeão Manchester City até a última rodada.

Um fato que ilustra o tamanho da temporada de Van Dijk em 2018-19 foram as 65 partidas sem levar um drible, algo que foi interrompido no começo deste mês por Gabriel Jesus.

O holandês sucede a Luka Modric, que conquistou o prêmio de forma inédita em 2018, após ter conquistado a Champions League com o Real Madrid e ter ajudado a Croácia a ir à final da Copa do Mundo.

Veja os vencedores da cerimônia da Uefa:

Prêmio presidencial: Eric Cantona (ex-jogador de Manchester United e seleção francesa)

Melhor goleiro: Alisson (Liverpool/Brasil)

Melhor defensor: Virgil van Dijk (Liverpool/Holanda)

Melhor meio-campista: Frenkie de Jong (pelo Ajax/Holanda)

Melhor atacante: Lionel Messi (Barcelona/Argentina)

Melhor jogadora: Lucy Bronze (Lyon/Inglaterra)

Prêmio Equal Game: Borussia Dortmund (por trabalho contra o racismo e discriminação) e Scott Cunliffe (torcedor do Burnley que corria em todos os jogos fora de casa de sua equipe e, com isso, junto mais de US$ 66 mil para caridade)