<
>

Barcelona x Real Madrid é Messi x Hazard? Para rivalidade, belga precisa evoluir até 200%

Desde 2013, o Real Madrid só levantou o troféu de LaLiga uma vez. O clube da capital vê uma dominância dos rivais do Barcelona nos últimos anos e investiu mais de 300 milhões de euros (cerca de R$ 1,33 bilhão) na atual janela de transferências para acabar com a seca.

O grande nome trazido pelo presidente Florentino Pérez foi Eden Hazard. O belga, sonho antigo dos madridistas, custou aos cofres 100 milhões de euros (aproximadamente R$ 443 milhões), podendo chegar a 130 milhões de euros dependendo de sua performance.

Um reforço desse nível chega, sem dúvida, para ser protagonista do elenco de Zinedine Zidane. Mas vai ser difícil rivalizar com a grande estrela que mora na Catalunha...

O protagonista do Barcelona, Lionel Messi, foi artilheiro das últimas três edições de LaLiga. Para igualar a produção do craque argentino dentro de campo, será necessária uma melhora significativa do já eficiente Hazard.

O ESPN.com.br comparou alguns dos números de Hazard e Messi nas últimas três temporadas de suas respectivas ligas nacionais com uso da ferramenta exclusiva ESPN TruMedia. E a porcentagem de evolução necessária ao belga para rivalizar com o camisa 10 azul-grená é considerável.

Vale lembrar que ambos atuaram quase o mesmo número de partidas no período: 107 de Hazard no Chelsea contra 104 de Messi no Barcelona.

Hazard é um grande jogador, mas os números mostram que é difícil se aproximar do patamar de Messi para levantar uma rivalidade em LaLiga.

Claro, os estilos de jogo também são diferentes. O belga atua mais pelo lado esquerdo do campo e cria suas jogadas sendo agudo pelas pontas. O argentino, por sua vez, flutua do lado direito para o meio e tem forte presença na organização do ataque.

Isso se reflete, por exemplo, nos números de enfiadas de bola nas últimas três temporadas de LaLiga e Premier League. Messi deu 151 passes em profundidade, contra apenas 23 de Hazard.

Por outro lado, o ex-jogador do Chelsea vai ao fundo de campo muito mais, tendo feito 280 cruzamentos no período, contra 173 do atleta do Barcelona.

Os números mostram: a contratação de Hazard é uma excelente adição ao elenco de Zinedine Zidane, mas o troféu do Campeonato Espanhol não passa por um triunfo pessoal do seu novo camisa 7 na batalha contra Messi, algo que costumava ocorrer com Cristiano Ronaldo.