<
>

'Apequenando', 'formiguinha' e 'bobo da corte': você conhece frases e provocações polêmicas do futebol? Teste seus conhecimentos

Não é nem questão de julgar se são certas ou erradas, mas a verdade é que as polêmicas e provocações, tão marcantes no futebol dos anos 1990 e começo dos anos 2000, têm hoje menos espaço no imaginário dos fãs de esportes.

É raro ver um jogador usar microfones e câmeras para mandar recados diretos a clubes e personagens desafetos. Aquela famosa "entrada no meio" do rival.

Seja pelo aumento do profissionalismo na relação com a imprensa, treinamentos melhores para os profissionais do esporte ou um maior cuidado com a preservação da própria imagem, hoje, as pessoas pensam um pouco mais antes de abrir a boca.

Claro, ainda existem alguns momentos do tipo. Mas é comum que uma polêmica que, antigamente, seria encarada com bom humor, ser hoje vista com maus olhos e respondida com ameças e ate truculência.

Há pouco tempo, quase toda semana trazia uma nova frase ou polêmica. Não que elas tenham parado, mas para quem viveu tempo suficiente para ter visto Romário, Vampeta e Edilson Capetinha com as línguas no auge, os dias de hoje soam bem mais tranquilos.

Abaixo, listamos algumas das frases mais polêmicas e provocativas de grandes personagens do esporte. Teste seu conhecimento: você sabe quem falou o quê?