<
>

Daniel Alves que se cuide? Aos 22, Gabriel Jesus já acumula 10 títulos e tem boa projeção por recorde

Jogador com mais títulos na história do futebol, Daniel Alves levantou mais uma taça no último domingo e dessa vez como capitão da seleção brasileira na Copa América!

Mas pode estar presenciando bem de perto o crescimento de um grande competidor por esse recorde: Gabriel Jesus. Isso porque a média de títulos de Gabriel, de 22 anos, é bem maior do que a de seu companheiro de seleção brasileira na mesma idade.

No Brasil, Daniel conquistou apenas o título da Copa do Nordeste de 2001 e foi para a Europa no ano seguinte, aos 19 anos. O grande 'boom' do lateral aconteceu na Espanha, quando chegou ao Sevilla em 2002/03 e conquistou duas vezes seguidas a Europa League (2005/06 - 2006/07), uma Supercopa da UEFA, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha.

Porém, aos 22 anos, atual idade de Jesus, Daniel havia conquistado apenas três títulos e tinha média de 0,75 por temporada.

No entanto, em 2008/09 assinou com o Barcelona e ao lado de Messi vieram as maiores glórias de sua carreira. Com a camisa do time catalão, conquistou todos os títulos possíveis dentro da Europa: três Champions League, três mundiais de clube, três Supercopa UEFA, quatro taças da Copa do Rei, seis vezes a LaLiga e quatro Supercopa da Espanha.

Atualmente, após 18 anos de carreira, Daniel conquistou 40 títulos, seja pela seleção brasileira (duas vezes a Copa América e duas taças da Copa das Confederações) ou por times - somando as passagens pela Juventus e por PSG após saída da Espanha. A média do jogador, atualmente, na parte final da carreira é de 2,22 títulos por temporada.

Só que a concorrência está chegando com tudo: Desde o dia 7 de março de 2015, quando realizou sua estreia no futebol profissional com a camisa do Palmeiras, Jesus já conquistou 10 títulos: pelo time paulista, venceu a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro; pelo Manchester City, levantou duas vezes a taça da Premier League, duas vezes a Copa da Liga Inglesa, uma Copa da Inglaterra e uma FA Cup; e com a seleção brasileira, conquistou as Olimpíadas e a Copa América.

Em 4 anos e quatro meses como jogador profissional, aos 22 anos Jesus tem média de 2,27 títulos por temporada.

Caso mantenha a mesma média até o final da carreira, chegará aos 36 anos - idade atual de Daniel Alves - com 42 títulos, dois a mais do que o lateral direito.

Será que Gabriel Jesus conseguirá passar Daniel Alves? Ainda existem alguns nomes de peso para o camisa 9 brasileiro se preocupar: Atualmente, a lista dos maiores campeões da história do futebol é lideranda por Daniel Alves com 40, mas seguido por Pelé com 37, Maxwell, Giggs, Iniesta e Piqué com 35 e Lionel Messi com 34.