<
>

Zagueiro de título histórico do Tottenham morre aos 49 anos

O ex-zagueiro Justin Edinburgh, titular de um dos títulos mais históricos do Tottenham, morreu neste sábado, aos 49 anos. Ele havia sofrido uma parada cardíaca há quatro dias, na última segunda-feira, pouco depois de retornar à Inglaterra após acompanhar a final da Champions League, quando seu ex-time foi derrotado pelo Liverpool. Desde então, estava internado.

Edinburgh foi campeão da Copa da Inglaterra em 1991 pelo Tottenham, em um time que marcou época, ao lado de ídolos como Paul Gascoigne e Gary Lineker e comandado pelo lendário técnico Terry Venables.

Na decisão, o Tottenham venceu por 2 a 1. No primeiro tempo, Lineker perdeu um pênalti, e Stuart Pearce abriu o placar para o Nottingham Forest. No segundo, Paul Stewart empatou e levou para a prorrogação. Um gol contra de Des Walker deu o título ao time de Edinburgh.

A final foi história por que o Tottenham se tornava campeão pela oitava vez, recorde à época, superando Arsenal e Manchester United. Além disso, a conquista foi responsável pela música “When the Year Ends in One”, em alusão aos títulos do clube em anos terminados em 1: 1901, 1921, 1951, 1961, 1971, 1981 e, o último, justamente 1991.

Ele começou a carreira como técnico, em 2003, quando acumulou o cargo de jogador no Billericay Town. Depois de passagens por clubes como Northampton Town, Gillingham e Newport County, ele assumiu o commando do Leyton Orient em novembro de 2017. Em 2018-2019, ele levou a equipe ao título da National League, quinta divisão da Inglaterra, e a consequente promoção para a EFL League Two.

Em nota, o Tottenham lamentou a morte do ídolo. “Estamos profundamente entristecidos e chocados com a morte de Justin Edimburgo. Nossas sinceras condolências e pensamentos para sua família e amigos neste momento terrivelmente difícil, assim como a todos que trabalharam ao lado de Justin no Leyton Orient.”