<
>

EXCLUSIVO: Temporada 'perfeita' de ingleses faz com que buscas por clube superem seleção brasileira pela 1ª vez na internet; veja

O Chelsea conquistou a Europa League sobre o Arsenal. E o Liverpool encara o Tottenham neste sábado (1º/6), na final da Champions League.

O sucesso dos times da Premier League na temporada europeia, ocupando as quatro vagas de finalistas dos dois maiores torneios de clubes do continente, mexeu com o interesse e os hábitos de pesquisas do público brasileiro na internet.

É o que revela um levantamento do Google Trends que o ESPN.com.br divulga com exclusividade.

Pela primeira vez, desde 2004, início da série histórica, um dos grandes times ingleses, o Liverpool, ultrapassou a seleção brasileira em interesse de busca no Brasil nos últimos 12 meses.

Tal alta foi um dos fatores a fazer com que a Champions League tivesse, neste ano, praticamente o dobro do interesse que a final de 2018, que teve o Real Madrid como campeão.

Mais do que isso: a Champions de 2019 despertou, do público brasileiro, três vezes mais interesse que a seleção brasileira, que estreia em 15 dias na Copa América.

Outro ponto interessante diz respeito ao interesse do público nacional por jogadores, especificamente.

Verdadeiros fenômenos de marketing e popularidade, Neymar (23%) e os dois maiores jogadores da atualidade, Cristiano Ronaldo (12%) e Lionel Messi (6%) formam o pódio entre todos os jogadores da Champions League em volume de buscas.

Abaixo do trio, porém, vemos praticamente um empate técnico: Philippe Coutinho (Barcelona) soma 3%, contra 2% cada de Roberto Firmino e Alisson Becker (Liverpool), Gabriel Jesus (Real Madrid), Vinícius Jr. e Marcelo (Real Madrid) e Kylian Mbappé (PSG).

Curiosamente, o jogador apontado como melhor do mundo na última temporada, o croata Luka Modric, não aparece entre os dez mais buscados no Brasil.

ALISSON LIDERA

Tomando por base os clubes do Big Six Inglês - dos quais quatro foram finalistas europeus, e o City, semifinalista da Champions - nenhum jogador foi mais buscado no Brasil que o goleiro Alisson, com 10%.

Em segundo lugar, vem seu companheiro Firmino, com 8%, empatado com Gabriel Jesus. Colega de time de Jesus, o lateral Danilo teve 5% de buscas, mesmo patamar de Willian, do Chelsea.

Na sequência, vem Mohamed Salah (Liverpool, 4%), Fred (Manchester United, 4%), Hazard (Chelsea, 3%), Lukaku (Manchester United, 3%) e Pogba (Manchester United, 3%).

INGLESES SÓ PERDEM PARA ESPANHÓIS

Considerados os dez clubes da Champions League mais buscados no Brasil, os times da Premier League só tiveram menos interesse que os gigantes espanhóis.

Real, Atlético de Madrid e Barcelona somam 36%. Quatro ingleses juntos - Liverpool, City, Spurs e United somaram 24%. A Juventus, único italiano, teve 10%. E o Ajax, representante holandês, 6%.

EFEITOS "POMBO", NERES E LUCAS

2019 marcou também o pico de buscas pelo Everton na série histórica do Google. O clube azul de Liverpool, casa do atacante Richarlison, ainda não tem o patamar de seus pares maiores da Premier League.

Outro dado interessante descoberto no levantamento foi a percepção de que o Ajax, do atacante David Neres, semifinalista da Champions, tem hoje um volume de busca maior no Brasil do que no Reino Unido, por exemplo.

Já Lucas Moura, autor do hat-trick que classificou o Tottenham à final máxima da Europa, teve uma alta superior a 5000% nas 24 horas seguintes aos jogo. Por dois dias, entre 9 e 10 de maio, Lucas teve mais buscas até que Neymar no País.