<
>

Copa do Brasil: Juventude e Grêmio empatam no jogo de ida das oitavas

play
Renato Gaúcho manda recado aos 'cornetinhas' e é analisado no Linha de Passe; Gian fala em 'modo Mourinho' (4:24)

'Para os cornetinhas ou para alguém que está com amnésia: dois anos e meio, seis títulos', falou o treinador após o empate do Grêmio contra o Juventude. (4:24)

Nesta quarta-feira, Juventude e Grêmio colocaram em campo a rivalidade do Rio Grande do Sul em plena oitavas de final da Copa do Brasil. No Alfredo Jaconi, no entanto, poucas emoções e nenhum gol. A partida de volta acontece na semana que vem.

O JOGO

Os visitantes tiveram mais posse de bola no início de partida, enquanto os donos da casa adotaram uma postura mais recuada e apostaram nas jogadas de contra-ataque. Aos 9, Aprile avançou pelo lado esquerdo sem marcação, foi ao fundo e cruzou na medida para Denner. O meia finalizou, mas Paulo Victor fez defesa tranquilidade.

Com o passar do tempo, os mandantes começaram a se soltar para o ataque. Os comandados de Renato Portaluppi tocaram a bola de um para o outro, porém encontraram dificuldades para entrar na defesa do Alviverde. Aos 26, John Lennon, lesionado, foi substituído por Dalberto.

O confronto foi de muita marcação no meio-campo, e as defesas prevalecem sobre os ataques. Até que o Tricolor Gaúcho criou duas boas chances de abrir o placar. Aos 36, após chegada de Matheus Henrique pela esquerda, o volante encontrou Léo Moura livre do outro lado. O lateral rolou para Everton, que finalizou no cantinho, mas Carné se esticou todo mandando para escanteio. Dois minutos depois, Léo Moura cortou a marcação pela direita e levantou na área. André escorou, e a bola se ofereceu para Capixaba, livre, quase na pequena área, cabecear por cima do gol.

A etapa inicial foi marcada pelo equilíbrio com o Juventude conseguindo conter o Tricolor Gaúcho. Já o Grêmio levou mais perigo à meta de Marcelo Carné apenas em duas oportunidades.

Disposto a vencer a partida, o Grêmio foi com tudo para cima do Alviverde no início do segundo tempo. Com 1min, Juninho Capixaba arrancou pela esquerda, passou pela marcação e cruzou. André não alcançou na segunda trave e desperdiçou a chance. Aos 4, Maicon entrou na área, penteou e cruzou. Alisson correu atrás da sobra e finalizou rasteiro, mas Carné segurou firme.

Bem fechado na defesa, o Alviverde tentou nas jogadas de velocidade surpreender a equipe gremista. Na tentativa de furar o bloqueio defensivo do Juventude, os jogadores do Grêmio arriscaram chutes de longa distância. O atacante Everton deu bastante trabalho aos defensores do Juve.

Após uma intensidade inicial, o Tricolor Gaúcho diminuiu o ritmo e teve dificuldades de pressionar o Alviverde. Aos 22, Alisson tabelou com Léo Moura, foi no fundo pela direita e cruzou. André pulou para o lance, na área, e reclamou ter sido puxado na área. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro recebeu aviso do comunicador sobre a revisão do lance e mandou seguir.

Na reta final, o técnico Renato Portaluppi resolveu ousar e colocou o atacante Pepê no lugar de Alisson. Apesar de tentativas, o Grêmio não conseguiu tirar o zero do placar.

RETROSPECTO EM 2019

O Gre-Ju desta noite foi o quarto de 2019. Em janeiro, o time gremista venceu com tranquilidade, por 3 a 0, com gols de Jael (2x) e Maicon. Em março, goleada: 6 a 0 para o Tricolor Gaúcho. O terceiro duelo acabou 0 a 0.

PENÚLTIMO X VICE-LÍDER

As equipes vivem situações totalmente opostas no Campeonato Brasileiro.

Na Série A, o time de Renato Portaluppi amarga a 19ª colocação, com apenas dois pontos em cinco jogos.

Enquanto isso, na terceira divisão, os comandados de Marquinhos Santos se encontram na vice-liderança do Grupo B, com oito pontos em quatro partidas.

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Atlético-MG, às 19h00 (de Brasília), em casa. O Juventude joga no mesmo dia, às 18h00 (de Brasília), contra o São José, fora de seus domínios.

AGENDA

A partida de volta acontece já na semana que vem (29/05), às 21h30 (de Brasília), na Arena Grêmio. Um novo empate leva a disputa para os pênaltis.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 0X0 GRÊMIO

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS
Data: 22 de maio (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG) auxiliado por Emerson de Almeida Ferreira (MG) e Carlos Berkenbock (SC)
Cartão amarelo: João Paulo, Aprile, Paulo Sérgio (Juventude), Alisson, Everton (Grêmio)

Juventude: Marcelo Carné, Vidal, Genilson, Sidimar e Eltinho, João Paulo, John Lennon (Dalberto), Aprile e Denner, Bruno Alves (Breno) e Braian Rodríguez (Paulo Sérgio). Técnico: Marquinhos Santos

Grêmio: Paulo Victor, Léo Moura, Geromel, Michel e Capixaba, Maicon, Jean Pyerre (Thaciano), Matheus Henrique e Alisson (Pepê), Everton e André (Felipe Vizeu). Técnico: Renato Portaluppi