<
>

De Filipe Luis a Ribéry e Robben: os jogadores 'top' que podem ser contratados de graça no mercado

Com mais uma temporada europeia chegando ao final, muitos jogadores estão com seus contratos se encerrando no próximo dia 30 de junho, e muitos deles em times da primeira estante nas principais ligas.

Em alguns dias, os jogadores não terão mais salários caindo na conta, porém, alguns não fazem a menor ideia de qual camiseta irão vestir na próxima temporada.

Todos despertaram o interesse de grandes clubes e rumores não param de surgir, mas se não correrem, ou abaixarem os pedidos salariais "fartos", correm o risco de tirar um ano sábatico.

PREMIER LEAGUE

Juan Mata - Manchester United: Rumores sobre o espanhol já apontaram para todos os lados da Europa. Inclusive, mesmo aos 31 anos, seu nome já apareceu até vinculado com uma ida ao Barcelona. Nem mesmo foi descartada a possibilidade de renovar com a equipe de Manchester, mas a realidade é que, no momento, não existe nada concreto sobre onde jogará, e o caminho parece longe da Premier League.

Ander Herrera - Manchester United: Companheiro e conterrâneo de Juan Mata, Herrera teve seu nome muito vinculado ao PSG mesmo antes de confirmar sua saída da Inglaterra. Por outro lado, o Athletic Bilbao tenta a todos os custos repatriar o jogador basco. Há algumas semanas, pelas redes sociais do clube inglês, foi anunciada a saída do meia da equipe.

Antonio Valencia - Manchester United: Capitão da equipe nos últimos anos, o equatoriano terá seu futuro longe de Old Trafford. A reformulação na equipe é necessária e um objetivo claro do técnico Ole Gunnar Solskjaer, mas Valencia não parece estar nos planos, ou escolheu não estar, mesmo com nomes criticados como Smalling, Jones e Young renovando com os Red Devils. Mas a verdade é que não existe nenhuma pista sobre o futuro do lateral direito.

Daniel Sturridge - Liverpool: Um dos maiores talentos e promessas que despontaram na Inglaterra nos últimos anos, o atacante do Liverpool não conseguiu render o esperado por conta do grande número de lesões durante toda a carreira. Hoje com 29 anos, jogou 800 minutos em toda a temporada, marcou apenas quatro gols e pode aterrissar na Espanha e disputar a LaLiga por Betis ou Sevilla, que já sondaram o jogador. Contudo, ainda pode se despedir do time com o título da Champions League.

Alberto Moreno - Liverpool: Sem espaço com Klopp nas últimas temporadas, que optou por dar chances e a titularidade a Robertson, é provavel que retorne à Espanha - com rumores indicando até mesmo para se tornar reserva de Jordi Alba no Barcelona - ou até mesmo continuar na Inglaterra, já que, segundo fontes, Unai Emery e Arsenal perguntaram pela disponibilidade do lateral.

Fernando Llorente - Tottenham: Reserva de Harry Kane, o veterano centroavante de 34 anos foi crucial na classificação dos Spurs para a final da Champions League. Revalorizado no mercado, aguarda uma proposta de renovação, mas enquanto isso é esperado seu retorno a LaLiga. Valencia segue as opções da próxima janela e o atacante continua no radar.

CAMPEONATO FRANCÊS

Adrien Rabiot - PSG: 'Bad boy' da equipe de Paris, finalmente o meia está de saída após toda a confusão que causou sua ausência do time e todos os problemas com a diretoria. O jogador esteve a um passo de desembarcar em Barcelona, mas sua mãe e seu agente complicaram as coisas na época. Com 24 anos e sem jogar desde 11 de dezembro do ano passado, o jogador está de saída e não parece que sentirá saudades do time.

Balotelli - Olympique de Marselha: O polêmico italiano mudou de camisa na Ligue 1 no início de 2019, em meio a temporada, e tem contrato até o dia 30 de junho. Com oito gols em 14 partidas, não descarta uma renovação com o time, mas não há nada de concreto ainda.

Ben Arfa - Stade Rennes: Em 2016, o então jogador do Nice chegou como destaque e promessa ao Paris Saint-Germain. Ao final de 2018, já nem entrava mais em campo, com problemas de peso e procurando um novo destino já que não tinha mais contrato, ficando 'solto' no mercado. Reecontrou o futebol no Rennes. Hoje, com 32 anos, seu contrato está chegando ao fim e clubes como Betis e Sevilla monitoram a situação do meia.

LALIGA

Diego Godín - Atlético de Madrid: Renovação nos colchoneros: Ídolo e capitão do time por muitos anos, os maiores rumores sobre o uruguaio é que reencontre sua antiga dupla, Miranda, no Campeonato Italiano, já tendo proposta da Inter de Milão. Ainda não foi confirmado, porém o zagueiro ficará livre a partir do próximo mês.

Filipe Luís - Atlético de Madrid: Mais um defensor de saída da equipe de Simeone, o lateral teve seu nome vinculado até mesmo com uma volta ao Brasil para jogar no Flamengo. Porém, segundo jornais espanhóis, ofereceu seu passe e 'insistiu' para se juntar a equipe do Barcelona. A única garantia é que o brasileiro já contou à diretoria que não deseja continuar na equipe atual.

Santi Cazorla - Villarreal: De volta aos gramados após muitas dificuldades passadas no Arsenal, o meia que retornou à Espanha na última temporada também voltou a ser convocado para a seleção nacional. Ainda existe a possibilidade de renovação com o time, mas no momento nada está definido para Cazorla.

CAMPEONATO ALEMÃO

Franck Ribéry - Bayern de Munique : Jogador histórico da equipe bávara e do Campeonato Alemão, o francês anunciou que deixará o clube após 12 anos, mas não se aposentará. Revelou que deseja continuar jogando e deve seguir os passos de outros veteranos, rumando para o "mundo árabe" ou para a Ásia.

Arjen Robben - Bayern de Munique: Anos atrás, escutar que a dupla 'Robbery' estava livre no mercado causaria uma guerra entre os gigantes europeus e com valores astronômicos. Porém, já veteranos, ambos não irão alçar voos tão altos e espera-se que Robben retorne a seu país, jogue mais alguns anos e encerre sua carreira.

CAMPEONATO ITALIANO

Bertolacci - Milan: Após retornar a equipe no começo da temporada após empréstimo ao Genoa, o meia italiano terá seu contrato encerrado após ter jogado apenas quatro partidas sob o comando de Gattuso. Já espera propostas para seguir sua carreira longe de Milão.