<
>

Playoffs da Championship tem Bielsa x Lampard, John Terry e camisas pesadas; quem leva vaga na Premier League?

Apesar de terem perdido a chance de conquistar uma vaga direta na Premier League da próxima temporada, quatro times da Championship, a segunda divisão inglesa, ainda têm chances de disputar o torneio nacional de mais prestígio do mundo.

Apenas dois deles podem avançar para a decisão, em Wembley, dia 27 de maio. Diferentemente da Champions League, gols fora de casa não são critério de desempate. O gigante Leeds United terá seu coração partido mais uma vez quando enfrentar o Derby County? Quem vai vencer a batalha entre campeões ingleses do passado: Aston Villa ou West Bromwich?

Aqui está o seu guia definitivo, de técnico até provável vencedor, das chaves para as vitórias até os jogadores que podem fazer a diferença.


Derby County x Leeds United

QUANDO:
-- Jogo de ida: Sábado, 13h15, ESPN Brasil e WatchESPN
-- Jogo de volta: Quarta-feira, 15:45, ESPN e WatchESPN

História por trás: O Derby County, do técnico Frank Lampard, enfrenta o Leeds, de Marcelo Bielsa, pela primeira vez desde "Spygate", o furor desencadeado em janeiro, quando um funcionário de Leeds foi enviado para investigar secretamente uma sessão de treinamento do Derby. O Leeds buscava a promoção automática até as últimas semanas da temporada, mas caiu de forma alarmante e terminou em terceiro, enquanto o Derby garantiu seu lugar no top seis no último dia da temporada. O Leeds venceu ambos os jogos anteriores, por 4-1, no Pride Park, em agosto, e por 2 a 0, no retorno à Elland Road.

É um confronto espetacular -- dois grandes clubes da década de 1970, com inimizade de décadas atrás. Mas quando você joga a controvérsia da espionagem -- questões sobre as quais Lampard ponderou e Bielsa rejeitou com raiva esta semana -- também, então isso tem o potencial de ser um dos jogos de playoff mais apimentados da história recente.

Como vão se enfrentar: Lampard disse na semana passada que o Leeds será favorito, com base no fato de que terminou em terceiro, nove pontos à frente do Derby, mas a fase atual pode apontar para outra direção. O Leeds pareceu cansado durante meses, o estilo exigente de Bielsa, possivelmente, prejudicou um time jovem e relativamente sem elenco. Com isso, perdeu três dos últimos quatro jogos da temporada. O Derby, por outro lado, perdeu apenas um dos últimos 12 e reagiu de maneira espetacular ao ser pressionado pelo West Brom.

Jogador do Derby para ficar de olho: Os melhores jogadores do Derby nesta temporada são frutos de empréstimos. Fikayo Tomori e Mason Mount poderiam ser citados, mas Harry Wilson, que é do Liverpool, possui um canhão na perna esquerda, e pode fazer a diferença.

Jogador do Leeds para ficar de olho: Pablo Hernández não tem sido apenas o melhor jogador do Leeds nesta temporada, mas talvez o de toda da segunda divisão. O ponta que jogou no Valencia é, agora, um meia no esquema 4-1-4-1 de Bielsa.

Fator-X -- Derby: Tomori é um defensor muito calmo e técnico, e essa é uma combinação que pode frustrar os atacantes adversários. Sem o Derby ou com o Derby, ele estará na Premier League da próxima temporada. Se Ashley Cole estiver saudável, ele pode fornecer experiência para esses jogos de grande pressão.

Fator X -- Leeds: Kemar Roofe foi a estrela do clube na primeira metade da temporada, mas se machucou em fevereiro e não recuperou seu futebol. No entanto, com Patrick Bamford suspenso, o Leeds precisará de Roofe para marcar gols.


O Derby precisa ... prestar atenção em Hernández, particularmente com má fase de Bradley Johnson nas últimas semanas.

O Leeds precisa ... marcar nas chances que tiver. Nas últimas quatro partidas -- que renderam apenas um ponto e custaram a promoção direta para a Premier League -- o Leed finalizou 108 vezes, com 25 sendo no alvo, mas apenas quatro balançaram a rede.

Palpite: Derby County.


Aston Villa x West Bromwich Albion

QUANDO:
-- Jogo de ida: Sábado, 8h30, ESPN Brasil e WatchESPN
-- Jogo de volta: Terça-feira, 16h, ESPN Brasil e WatchESPN

História por trás: Os rivais locais se enfrentam em um clássico que normalmente é bastante animado, mesmo sem a pressão esmagadora dos playoffs. Ambas as equipes mudaram de treinador nesta temporada, com Dean Smith assumindo o clube que sempre torceu em outubro. John Terry, ex-capitão da seleção inglesa, é assistente do time.

A mudança no West Brom foi um pouco mais inesperada, já que Darren Moore pagou o preço por três jogos sem vencer em março, apesar de estar em quarto na tabela e com uma chance externa de promoção automática. Jimmy Shan assumiu o comando e, desde então, fez um trabalho muito decente, considerando a incerteza sobre sua posição e especulações constantes sobre a contratação de um técnico com mais experiência.

Como vão se enfrentar: Estas são, talvez, duas das melhores equipes que poderiam se enfrentar em um jogo de playoff. Depois de um começo indiferente sob o comando de Smith e uma péssima sequência na virada do ano, o Aston Villa tem estado em formação desde março, e entra neste jogo voando. O West Brom não está voando tanto assim, mas venceu o último jogo entre os dois, e tem vários jogadores talentosos disponíveis, o que significa que eles podem ter a capacidade de virar o confronto se as coisas se complicarem.

Jogador do Aston Villa para ficar de olho: Não é coincidência que a boa fase do Aston Villa tenha coincidido com o retorno de lesão de Jack Grealish, que ficou fora dos gramados por três meses. Desde que voltou, Grealish se tornou capitão do time.

Jogador do West Brom para ficar de olho: O West Brom está bem quando Jay Rodriguez e Dwight Gayle estão juntos. Os atacantes têm 45 gols combinados nesta temporada, que é mais da metade do West Brom. Se o West Brom quer ir para a final, esses dois precisarão estar em um bom dia.


Fator X -- Villa: Tammy Abraham. O jogador emprestado do Chelsea pode acabar se tornando aquele jogador que é excelente para a Championship, mas que não consegue voar na Premier League. São 25 gols nesta temporada, e ele não jogou as últimas três partidas do time, então deve estar descansado.

Fator X -- O time varia de um 3-4-3 para um 3-5-2, e os dois meias centrais são vitais. Rakeem Harper é um jovem que tem tudo para brilhar no futuro, um meia completo que pode correr, correr e correr. Mas também pode passar, passar e passar.

Aston Villa precisa ... fazer com que a bola chegue até Grealish o máximo possível. Quando ele tem controle do jogo, ele pode fazer o que quiser. O sucesso do Villa depende muito dele.

West Brom precisa ... atacar o Aston Villa com vontade. A contratação de Tyrone Mings ajudou muito o adversário do West Brom na temporada, então a equipe precisa, o mais cedo possível, fazer com que a bola chegue até os atacantes.

Palpite: Aston Villa.