<
>

City e Liverpool atrás do título, quatro gigantes na briga pela Champions: o último Power Ranking da temporada da Premier League

A temporada da Premier League está - muito - perto do fim.

E com as brigas por título, vagas na Champions League e contra o rebaixamento em alta, o ESPN.com.br montou o último Power Ranking de 2018-19 da liga.

Confira!


1. Manchester City
Ranking anterior: 1º

Já são 12 vitórias seguidas na Premier League para a constante equipe de Pep Guardiola, que só precisa de dois triunfos mais para garantir o bicampeonato. O resultado positivo no clássico contra o Manchester United foi fundamental e agora sobram Leicester, no Etihad, e Brighton, fora de casa.


2. Liverpool
Ranking anterior: 2º

Apenas uma derrota em 36 rodadas e 91 pontos somados. A melhor campanha da história do Liverpool na Premier League pode não ser suficiente, mesmo se vierem mais duas vitórias nas partidas derradeiras. É necessário um tropeço do City, além de fazer sua parte: bater o Newcastle, fora de casa, e o Wolverhampton, no Anfield Road.


3. Chelsea
Ranking anterior: 6º

Mesmo com três partidas sem vencer, o Chelsea contou com diversos tropeços dos rivais para se sustentar na quara colocação – e ainda tem a Europa League na cabeça. A equipe de Maurizio Sarri, assim, depende apenas de si para garantir vaga na próxima Champions League. Para isso, tem de vencer Watford (casa) e Leicester (fora).


4. Arsenal
Ranking anterior: 5º

Três derrotas seguidas na Premier League (Crystal Palace em casa, Wolverhampton e Leicester fora), três gols sofridos em cada uma dessas partidas, e a vaga direta na próxima Champions League só está ao alcance porque Chelsea e Manchester United estão cambaleantes. Contra Brighton e Burnley, apenas duas vitórias resolverão.


5. Tottenham
Ranking anterior: 3º

Os Spurs começaram abril vencendo Crystal Palace e Huddersfield - neste segundo jogo, Lucas marcou seu primeiro hat-trick pelo clube. As derrotas para Manchester City e West Ham e Bournemouth atrapalharam e podem tirar o Tottenham da próxima Champions League.


6. Wolverhampton
Ranking anterior: 7º

Na 'outra Premier League', nenhum time deve superar o Wolverhampton. O time ocupa o 7º lugar, ou seja, é o primeiro após o famoso 'big six'. Isso sem falar que o time bateu Manchester United e Arsenal em abril.


7. Watford
Ranking anterior: 8º

Duas vitórias, duas derrotas e um empate. O último mês do Watford foi um reflexo da temporada do clube na Premier League. Nada mais justo que o time termine o ano na 10ª posição que hoje ocupa.


8. Leicester
Ranking anterior: 12º

Desde o último Power Ranking, o Leicester fica na 4ª colocação em posse de bola e finalizações, subindo até a terceira colocação em chances criadas. Não à toa, a equipe de Jamie Vardy atropelou o Arsenal por 3 a 0 e está na oitava posição da Premier League, a três pontos de alcançar o “melhor do resto” Wolverhampton.


9. Bournemouth
Ranking anterior: 10º

Com duas nos últimos sete jogos, o AFC Bournemouth não fechará a temporada como gostaria. Não briga para cair, mas o técnico Eddie Howe perdeu o fôlego do primeiro semestre.


10. West Ham
Ranking anterior: 11º

Uma das grandes decepções da temporada, o West Ham termina seu ano longe de seu melhor momento. São três derrotas, um empate e uma vitória nas últimas cinco rodadas - mas vencer o dérbi contra o Tottenham foi o suficiente para colocar um sorriso no rosto do torcedor, que foi o primeiro a deixar o novo estádio do rival com três pontos na mala.


11. Manchester United
Ranking anterior: 4º

O United de Solskjaer cresceu, impressinou e... perdeu o fôlego. São apenas duas vitórias nos últimos sete jogos - quatro derrotas e um empate. São três pontos de diferença para o Chelsea, quarto colocado e, por enquanto, dono da última vaga para a Champions League.


12. Everton
Ranking anterior: 9º

O Everton melhorou seu futebol nas últimas partidas e teve vitórias marcantes sobre Arsenal e, principalmente, Manchester United. O time de Richarlison cresceu no volume de jogo e foi o segundo com mais finalizações desde o último Power Ranking, se colocando em posição para sonhar com o título de “melhor do resto”.


13. Burnley
Ranking anterior: 13º

A sequência de vitórias contra Wolverhampton, Bournemouth e Cardiff, além do empate com o Chelsea, deixou a equipe de Sean Dyche longe das últimas colocações neste final de Premier League. Contra o Arsenal na última rodada, ainda pode ser decisivo na briga pelas primeiras posições.


14. Crystal Palace
Ranking anterior: 14º

Desde a última edição do Power Ranking, o Crystal Palace só perdeu para o Manchester City e venceu até o Arsenal fora de casa. E o sucesso dos Eagles se dá pela rejeição à posse de bola: no período, é o lanterna na estatística, com 34,1% de média. Penúltimo em finalizações, o segredo está na eficiência dos chutes.


15. Southampton
Ranking anterior: 16º

O Southampton venceu apenas um de seus últimos cinco jogos - mas os dois empates, contra Watford e Bournemouth - foram suficentes para que a equipe pudesse se livrar do rebaixamento.


16. Fulham
Ranking anterior: 19º

Quem é você e o que fez com meu Fulham? A equipe londrina esteve irreconhecível nas últimas três rodadas e... venceu. Três seguidas! E a defesa, pior da competição, não é vazada desde o dia 2 de abril – a sequência ativa mais longa da Premier League. Wolverhampton e Newcastle serão as próximas vítimas?


17. Newcastle
Ranking anterior: 15º

O Newcastle termina a temporada em um bom momento. São duas vitórias e um empate nas últimas três rodadas: o bastante para que o time de Rafa Benítez acabe o ano no meio da tabela.


18. Brighton
Ranking anterior: 18º

Sete partidas sem vitória (dois empates, cinco derrotas), e mesmo assim o BHA parece que escapará do rebaixamento – agradeça ao Cardiff City. Com mais uma vitória contra Arsenal ou Manchester City (ou seja, quase o impossível), o time de Chris Hughton vai deixar de vez o fantasma da queda.


19. Cardiff
Ranking anterior: 17º

Uma vitória em seis jogos, e a situação do time galês é quase irreversível. Quatro pontos atrás do Brighton e com apenas duas partidas pela frente (Crystal Palace e Manchester United), o Cardiff precisa vencer ambas e ainda torcer por tropeços do BHA. A estadia na Premier League foi curta...


20. Huddersfield
Ranking anterior: 20º

Lanterna absoluto da competição com 14 pontos e sem conquistar uma vitória desde 26 de fevereiro, o rebaixado Huddersfield já pensa na próxima temporada há muito tempo. São oito derrotas seguidas e não muitas perspectivas para a equipe que ainda enfrenta Manchester United e Southampton.