<
>

Zico é ídolo de técnico do United, já foi tietado por Beckham e virou protetor de tela de Joe Cole

play
Bola de Prata: Zico é recordista no prêmio e maior ídolo da história do Flamengo (0:29)

Jogador conquistou nove prêmios ao longo da carreira (0:29)

Com atuações espetaculares pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 e no Flamengo campeão do mundial de 1981, Zico conquistou uma série de fãs na Europa.

E alguns deles viraram anos depois craques no "Velho Continente" e defenderam grandes equipes como Manchester United e Chelsea.

O antigo camisa 10 da Gávea sentiu todo o carinho de vários astros da seleção inglesa durante o Mundial de 2002, realizado no Japão e na Coreia do Sul.

“Nas oitavas de final a Inglaterra tinha eliminado a Dinamarca e os jogadores foram ver a partida do Brasil contra a Bélgica, que sairia dali o próximo adversário deles. Quando o jogo estava no intervalo, eles ficaram loucos para tirar fotos comigo. Eles disseram que me admiravam muito”, contou Zico, ao ESPN.com.br.

O Galinho de Quintino foi tietado por nomes como o zagueiro Rio Ferdinand e o meia David Beckham e Teddy Sheringham. Um dos mais entusiasmados com o encontro foi o atacante Joe Cole, ex-Liverpool e Chelsea.

“O Joe Cole foi um que falou comigo naquele dia e disse ser meu fã. Encontrei o Ferdinand e foi emocionante. De todos o que mais me surpreendeu por ser meu fã foi o David Beckham. Fico orgulhoso por causa disso”, afirmou, Zico.

Em 2008, Joe Cole declarou seu carinho pelo brasileiro.

“Eu amava Zico como jogador. Eu tinha a foto dele, desde quando o conheci há alguns anos atrás, e fiz dela o protetor de tela do meu computador. Ele era um dos melhores. Adoro vê-lo jogar e ter vários vídeos ", disse Cole, ao The Sun.

O brasileiro acredita que fez um grande nome na Inglaterra pelas partidas que fez no começo da década de 80 contra equipes britânicas.

“A Inglaterra é onde talvez eu tenha mais moral na Europa porque sempre em jogos contra clubes e seleções inglesas eu fui muito bem. Fui eleito como melhor jogador do mundo pela principal revista deles que é a World Soccer. Quando estive lá fui sempre bem recebido”, analisou.

“A gente venceu pela primeira vez em Wembley, joguei por lá e fiz um gol. O Flamengo derrotou bem o Liverpool [por 3 a 0 no Japão], que era uma máquina na Europa, na final do Mundial de Clubes. Naqueles momentos eu estava em ótima fase. Quem era daquela época, mesmo jovem, se lembra”, disse Zico.

Um dos mais que lembrava do Galinho de Quintino não é inglês, mas fez a maior parte de sua carreira como jogador na “Terra da Rainha”. O ex-atacante norueguês Ole Gunnar Solskjaer, que foi herói do Manchester United na conquista da Champions League de 1999 contra o Bayern de Munique, elogiou muito o brasileiro.

"Eu me apaixonei por futebol em 82. Zico era o meu jogador favorito. Amo o Brasil”, disse o atual técnico dos Red Devils, à RedeTV.

VOTE ABAIXO NOS MAIORES BATEDORES DE FALTA DA HISTÓRIA: