<
>

Esqueça Messi, aposte em Griezmann: veja dicas para 'mitar' nesta rodada do Fantasy de LaLiga

play
ESPN lança Fantasy de futebol internacional (0:30)

Você poderá montar seu time da Premier League da Inglaterra, da LaLiga da Espanha ou da Uefa Champions League (0:30)

O Barcelona não é favorito contra o Celta de Vigo? É verdade – e só pode significar que chegamos naquele estágio de LaLiga. Mas existe uma explicação simples para essa afirmação.

O Barça garantiu o título nacional na rodada passada, então, tecnicamente, eles não têm mais nada que os motive para essas próximas três rodadas. Eles também têm o jogo de volta da semifinal da Champions League contra o Liverpool na terça-feira, então é plausível acreditar que os principais jogadores serão poupados da partida de sábado.

Lionel Messi está descansando há algumas semanas – ele não foi titular em nenhum dos jogos do Barcelona em LaLiga na semana passada. Mesmo assim, Messi ainda acumulou 28,8 pontos nas partidas em que entrou como substituto, com um gol, seis chutes e quatro chances criadas.

Aliás, apenas dois atacantes de nível 1 fizeram mais pontos que Messi na semana passada – seu companheiro Luis Suárez (35,0), e Antoine Griezmann (33,5), do Atlético de Madrid. E não foi por muito, não. Apesar de terem jogado os 90 minutos nos dois jogos que fizeram.

Celta contra Barça é o último jogo do sábado. Quando a bola rolar, o Atlético de Madrid já vai ter enfrentado o Espanyol. Por isso, é muito arriscado apostar em Messi ou Suárez com essas circunstâncias. Dito isso, Griezmann será meu atacante de nível 1 e capitão.

É verdade, Griezmann não foi tão produtivo nesta temporada como havia sido na passada. Em 2017-18, Griezmann marcou 18 gols e deu nove assistências em 32 partidas – nesta temporada, Griezmann tem 15 gols e nove assistências, apesar de ter feito dois jogos a mais.

O Atlético não tem muito para disputar também – a corrida pelo título acabou, e eles estão nove pontos acima do Real Madrid, terceiro colocado. Mas são seis vitórias nos últimos sete jogos, e o time segue sendo favorito, mesmo jogando fora de casa. Griezmann marcou, de pênalti, o gol da vitória contra o Espanyol em dezembro, e também fez dois gols nos últimos três jogos dos Colchoneros.

O time mais favorito nesta semana é o Sevilla, que vai enfrentar o Leganés na sexta-feira. Ao contrário do Atleti e do Barça, o Sevilla ainda tem muito a disputar – atualmente é o quinto colocado na tabela, e está empatado com o Getafe em número de pontos, mas está atrás por conta dos confrontos diretos. Vale lembrar que um quarto lugar significa vaga direta na fase de grupos da Champions League do ano que vem.

Pablo Sarabia não fez muito na derrota do Sevilla para o Girona, por 1 a 0, mas teve duas assistências na goleada por 5 a 0 pra cima do Rayo Vallecano, três dias antes do jogo contra o Girona. Antes disso, contra o Betis, Sarabia fez um gol e deu uma assistência. Ele será meu meia de nível 1.

Munir El Haddadi também não fez muito contra o Girona, mas marcou duas vezes e deu um passe contra o Rayo, e marcou nas duas partidas anteriores também. O Leganés é o 13º colocado – nada ótimo, mas está fora da briga pelo rebaixamento. Munir será o meu meia de nível 2.

Ideias diferentes

Escolher Giovani Lo Celso faria muito sentido como seu meia de nível dois para essa rodada. Ele deu uma assistência no empate do Betis contra o Espanyol, e marcou em cada uma das três partidas anteriores (quatro gols ao todo).

Entretanto, o Betis não é favorito para vencer o Eibar no domingo. Lo Celso teve seu pior jogo da temporada no jogo de primeiro turno contra o mesmo Eibar, terminando o jogo com apenas 1,6 pontos.

Em 11º lugar, o Betis também não tem muito mais para disputar nesta temporada. Dito isso, por que não tentar um jogador de um time que precisa, desesperadamente, de uma vitória?

O Huesca está em último lugar, a sete pontos de distância da saída da zona de rebaixamento, e deve acabar sendo rebaixado. Mas ainda não foram. Aliás, eles não perdem há seis partidas, apesar de cinco terem sido empates.

Ezequiel ‘Chimy’ Ávila marcou o gol do Huesca no empate por 1 a 1 contra o Villarreal, e finalizou sete vezes nessa partida. O argentino de 25 anos já balançou a rede dez vezes nesta temporada, apesar de ter sido titular em apenas 18 jogos.

Quer outro bom sinal? Ávila finalizou 16 vezes nas últimas três partidas. O Huesca jogará em casa contra o Valencia, que pode chegar cansado para o confronto, já que joga contra o Arsenal na quinta-feira, pela Liga Europa. Ávila não estará em muitos times, mas estará no meu.

Outras escolhas

Marc Bartra, Real Betis (Defensor de nível 1): Bartra é o sexto jogador do campeonato que mais acertou passes, com média de 61 por partida. Apesar dos resultados ruins nas últimas rodadas, geralmente, o Betis fica com a bola – o time segue na segunda posição em posse de bola, com 62%, e só perde para o Barcelona (64%).

Bernardo Espinosa, Girona (Defensor de nível 2): Ele é o terceiro da liga em rebatidas, com média de 6,5 por jogo, e seu único gol na temporada foi contra, justamente, o Getafe.