<
>

Santos: Após áudio racista vazar, conselheiro Adilson Durante renuncia ao cargo

play
Neymar se arrependeu, chorou e quis pedir mil desculpas após saída de Dorival do Santos, conta Marquinhos (0:43)

Assista ao Resenha na íntegra no WatchESPN! (0:43)

Em nota oficial divulgada nas redes sociais, o Santos anunciou neste sábado a renúncia do conselheiro do clube Adilson Durante Filho dois dias após o vazamento de um áudio com afirmações racistas. O então conselheiro também ocupava o cargo de secretário-adjunto de Turismo na prefeitura da cidade.

Na última quarta-feira (17), vieram a público os áudios em que Adilson falava que "essa cor é uma mistura de raça que não tem caráter".

Nesta quinta-feira (18), o prefeito da cidade de Santos, Paulo Alexandre Barbosa manifestou repúdio às alegações do então secretário-adjunto de Turismo: "Como prefeito, afrodescendente, cidadão, filho de ex-engraxate de sapato de origem humilde, manifesto, com veemência, repúdio a qualquer manifestação que defenda ou propague preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, independentemente dos meios, circunstâncias ou período de tempo que ocorra. Sempre será e deve ser absolutamente condenada".

Na manhã seguinte, sexta-feira (19), a prefeitura comunicou o pedido de exoneração do secretário: "O sr. Adilson Durante Filho, na manhã desta sexta-feira (19), pediu exoneração do cargo de secretário-adjunto de Turismo de Santos. A portaria, assinada pelo prefeito, será publicada na edição do Diário Oficial da próxima terça (23). A Prefeitura de Santos ressalta que repudia toda e qualquer manifestação de racismo".

E na tarde deste sábado (20), o Santos oficializou por meio de nota oficial do Conselho Deliberativo o pedido de renúncia do ex-conselheiro:

No áudio, o agora ex-conselheiro disse:

"Sempre que tiver um pardo, o pardo o que que é, não é aquele negão, também não é o branquinho. É o moreninho, da cor dele. Desses caras, tem que desconfiar de todos. Todos que tu conhecer. Essa cor é uma mistura de uma raça que não tem caráter...

... É verdade, isso é estudo. Todo pardo, todo mulato, tu tem que tomar cuidado. Não mulato tipo o Pedro, o Pedro é tipo índio, tipo chileno, essas porras. Estou dizendo mulato brasileiro, entendeu, dos pardos brasileiros. São todos mau caráter. Não tem um que não seja."