<
>

Ex-olheiro do Barcelona dá detalhes de contratação de Arthur: no radar desde os 16 e estilo Xavi

Em poucos meses, o brasileiro Arthur ganhou espaço no Barcelona, se tornou titular e recebeu incontáveis elogios dos jornais da Espanha.

E se alguém acha que o sucesso do camisa 8 no clube catalão é uma surpresa, está muito enganado.

Em entrevista para a rádio COPE, Urbano Ortega, que trabalhou como olheiro do Barça até o começo desta temporada, revelou como conheceu o ex-jogador do Grêmio.

"Acompanhamos Arthur desde que ele tinha 16 anos. Quando o vimos, pensamos que era um jogador 'estilo Xavi'. Eu e meu companheiro na secretaria técnica, Miki Albert, viajamos a torneios de categorias de base. O Brasil é um mercado seletivo, e muitos grandes jogadores ficam pelo caminho. O Grêmio é um grande clube que soube como trabalhar com ele", explicou Ortega sobre o jogador que custou 30 milhões de euros (R$ 133 mi na cotação atual) aos cofres blaugranas.

O ex-olheiro do Barça também falou sobre Ousmane Dembélé, francês que ganha as manchetes dos jornais pelas polêmicas em que tem se envolvido.

"Quando o contratamos, sabíamos de seus problemas de indisciplina e das pessoas próximas a ele, que não ajudam em nada. Às vezes você tem que arriscar, pensamos que era um problema de juventude", comentou ele, que ainda admitiu a chance de ter contratado Kylian Mbappé.

"Não só sabia das opções de Mbappé e Dembélé, mas havia ainda mais. A decisão é tomada por muitas circunstâncias. Condições econômicas, motivos do jogador não querer a transferência, chances de ser titular... Aconteceu com Dembélé quando tentamos contratá-lo um ano antes, mas ele foi para o Borussia Dortmund."

Ortega também falou da situação do brasileiro Philippe Coutinho, criticado por suas atuações nesta temporada.

"Alguns jogadores acusam um pouco de desgaste após Copas do Mundo, é o que pode estar acontecendo com Coutinho. Talvez falte ele mostrar mais caráter, mas não tenho dúvida de que é um grande jogador e que se encaixa perfeitamente no estilo do Barça", completou.