<
>

Holanda faz 3 a 0 na Alemanha pelo grupo 1 da Liga das Nações e cola na líder França

Jogadores da Holanda comemoram gol contra a Alemanha, pela Liga das Nações Getty Images

A Holanda venceu a Alemanha por 3 a 0 na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã, e acirrou a disputa com a França no grupo 1 da Liga das Nações.

O zagueiro Virgil van Dijk abriu o placar no primeiro tempo, após um escanteio pela direita, Depay ampliou aos 41 do segundo tempo e Wijnaldum fechou o placar aos 48.

Com o resultado, a Holanda chegou a 3 pontos no torneio. A seleção alemã tem apenas 1 ponto e é a lanterna do grupo 1, que tem a França como líder, com 4 pontos.

Foi a primeira vitória em casa da Holanda sobre a Alemanha desde 2000, quando venceu um amistoso por 2 a 1. A Alemanha lidera o confronto histórico entre as duas seleções. São 15 vitórias, 11 derrotas e 10 empates. O último encontro entre as equipes tinha sido em 2012, na fase de grupos da Eurocopa, com vitória dos alemães por 2 a 1.

Nesta terça-feira, a Alemanha enfrenta a França, no Stade de France, em Paris. A partida é fundamental para os alemães, já que, se perderem, não terão mais chances de se classificar para as semifinais da Liga das Nações. A Holanda volta a campo pela competição no dia 16 de novembro, quando enfrenta a seleção francesa no Stadion Feijenoord, em Roterdã.

O jogo

Aos 17 minutos do primeiro tempo, a Alemanha deu o primeiro susto na Holanda. Thomas Muller bateu forte de perna esquerda e o goleiro Cillessen fez ótima defesa.

Mas foram os holandeses que saíram na frente, aos 29 minutos do primeiro tempo. Depay cobrou escanteio pela direita, Babel cabeceou no travessão e a bola sobrou na pequena área para o zagueiro Virgil van Dijk, que tocou para o gol. Foi o primeiro gol do zagueiro nos últimos sete meses. O último havia sido numa vitória por 3 a 0 da Holanda contra Portugal, em amistoso no dia 26 de março.

Ainda no primeiro tempo, a Alemanha teve boa chance de empatar, de novo com Muller. O atacante recebeu ótimo passe de Emre Can e bateu na rede, pelo lado de fora.

No segundo tempo, a Alemanha começou indo para cima, em busca do empate. Aos 19 minutos, Kimmich deu belo passe para Sané, mas o atacante chutou para fora e desperdiçou uma ótima chance.

Aos 30 minutos, a Holanda teve outra chance de fazer o segundo. Depay puxou contra-ataque e bateu da entrada da área, mas Neuer fez boa defesa.

Já na reta final, aos 42 minutos, a Holanda ampliou. Depay recebeu de Promes e só empurrou para as redes, para fazer o segundo.

E ainda deu tempo de marcar o terceiro. Aos 48, Wijnaldum fez linda jogada e bateu cruzado para fechar o placar.