<
>

Brasileiro: Veja a previsão final de pontos dos 20 times no torneio

Faltando 13 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro 2018, a briga pelo título parece cada vez mais polarizada entre três equipes: São Paulo, o atual líder, Internacional, o vice-líder, e Palmeiras, o 3º colocado.

Mas, apesar do Colorado hoje estar em 2º lugar, a previsão é que ele seja campeão com 1 ponto de vantagem sobre o Tricolor. É o que indica o FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN que usa uma série de combinações matemáticas para calcular as probabilidades não apenas jogo a jogo, mas também no Brasileirão como um todo.

No cálculo executado, o Inter fechará a torneio com 73 pontos, mesmo com a traumática derrota para a Chapecoense, na última segunda-feira, que impediu o time gaúcho de retornar à ponta da competição.

As 73 unidades serão suficientes para fazer a equipe de Porto Alegre levantar a taça, já que, segundo a previsão, o São Paulo terminará com 72 pontos, enquanto o Palmeiras acabará com 71, permanecendo mesmo no 3º posto.

Os outros times que irão à Libertadores 2019, segundo o FiveThirtyEight, serão Grêmio (67 pontos), Flamengo (65) e Atlético-MG (61).

Já equipes como Cruzeiro (54 pontos), Santos (53), Corinthians (49) e Fluminense (48), portanto, ficarão de fora e terão que se contentar com a classificação à Copa Sul-Americana 2019.

Na zona do rebaixamento, por sua vez, o site calcula que o Vasco da Gama será rebaixado na 18ª colocação, encerrando o Brasileirão com apenas 41 pontos e à frente apenas de Paraná Clube e Sport.

Por fim, o Ceará, apesar da incrível reação com o técnico Lisca, também cairá, de acordo com a previsão de pontos, enquanto equipes como Vitória e América-MG se salvarão na "bacia das almas".

*A página do FiveThirtyEight, em inglês, traz toda a tabela com chances e probabilidades do Campeonato Brasileiro 2018. Para entender a metodologia utilizada, clique aqui.