<
>

Veja cinco consagrados ex-jogadores que viraram técnicos e hoje tentam chegar à elite inglesa

Embarcar na carreira de jogador de futebol, passar por categorias de base, chegar ao profissional e até atuar por um time de expressão é um caminho árduo e para poucos, como todos sabemos. Porém, para os atletas que chegam lá, existe o desafio do pós-carreira. Alguns se tornam empresários, outros comentaristas... E tem também os que viram treinadores e almejam ter sucesso na Inglaterra e jogar a Premier League.

Nessa temporada, cinco ex-jogadores treinam clubes da EFL Championship, a segunda divisão do futebol inglês, e sonham brigar entre os gigantes Manchester City, Manchester United, Chelsea, e outros.

Conheça quem são os 'professores' que tentam chegar à elite:

Slavisa Jokanovic - Fulham

Ex-volante marcador, Jokanovic é o atual técnico do Fulham. Nascido na antiga Iugoslávia, o meio-campista rodou por diversos times ao longo de sua carreria, e chegou até a marcar 20 gols em 61 jogos em sua passagem pelo Partizan, de 1990 a 93. Jokanovic passou por Deportivo La Coruña e Chelsea, e encerrou sua carreira em 2004, no Ciudad Murcia. Como treinador, ele retornou ao Partizan, e teve até recente passagem pelo Watford. Hoje no Fulham, Jokanovic comanda o 5º colocado da EFL Championship, e briga pelos playoffs para o acesso à Premier League.

Aitor Karanka - Nottingham Forest

Tricampão da Champions League pelo Real Madrid e com passagem até pela MLS, o ex-zagueiro Aitor Karanka é treinador na Inglaterra desde 2013. O espanhol que começou treinando as categorias de base da Espanha, passou pelo Real como assistente e comandou o Middlesbrough até 2017. Hoje, Karanka treina o Nottingham Forest, e briga para chegar aos playoffs da EFL Championship. Atuamente, o Nottingham ocupa a oitava colocação, a 3 pontos da zona de classificação.

Jaap Stam - Reading

O ex-zagueiro holandês, sem dúvidas, é o que tem passagem pelos maiores clubes. Conhecido pelo seu jogo 'firme', Stam vestiu as camisas de PSV Eindhoven, Manchester United, Lazio, Milan e Ajax. Pelo caminho, o defensor conquistou um Campeonato Holandês, três Ingleses, uma Copa da Itália, e muitos canecos mais. Sem contar os prêmios individuais. Como treinador, Stam foi de interino a assistente na Holanda. No Reading desde 2016, o ex-zagueiro tem seu primeiro trabalho como treinador efetivado. Atualmente, o Reading ocupa a 18ª colocação da EFL Championship, lutando para escapar do rebaixamento.

Chris Coleman - Sunderland

Longe dos holofotes, o galês Chris Coleman também atuou como zagueiro quando jogador. Com passagens por Swansea, Crystal Palace, Blackburn e Fulham, Coleman se aposentou em 2002, faturando uma Copa de Gales com o Swansea. Como treinador, o ex-jogador revelado pelo Manchester City treinou times como Fulham, Real Sociedad, e chegou até a seleção galesa, antes de comandar o Sunderland. Hoje, o Sunderland amarga a lanterna da EFL Championship, e briga para escapar do rebaixamento.

Nuno Espírito Santo - Wolverhampton

Português, Nuno Espírito Santo é o único ex-goleiro da lista. Com duas passagens pelo Porto, Nuno 'pendurou as luvas' em 2010, e tem no currículo quatro Campeonatos Portugueses, uma Copa do Rei (pelo Deportivo La Coruña), além de uma Copa UEFA e uma Champions League, no histórico time do Porto de 2003/2004. Após a aposentadoria, Nuno se tornou treinador em 2012 e comandou o Rio Ave, o Valencia, o Porto, e por fim, chegou ao Wolverhampton. No comando dos 'Wolves', o ex-goleiro lidera a EFL Championship com 9 pontos de vantagem, e tem grandes chances de chegar à Premier League.