<
>

Vinicius Jr. magistral, Haaland de volta e Leverkusen imparável: o resumo da rodada do futebol europeu

A rodada do fim de semana no futebol europeu em meio às folias de Carnaval foi "daquelas", fã de esporte, com os principais jogos tendo transmissão pela ESPN no Star+.

Além da emoção por "finais antecipadas" na Espanha e na Alemanha, que acabaram com vitórias acachapantes dos líderes, houve também muito destaque para os brasileiros.

Teve muito gol verde e amarelo nas grandes ligas europeias, com destaque até para quem pouco balança as redes, como Bruno Guimarães, destaque da vitória do Newcastle. A ala brasileira, claro, foi liderada por Vinicius Jr. e todo seu samba no pé.

Perdeu a rodada? Fique tranquilo. Aqui no ESPN.com.br você acompanha um resumo dos principais jogos no Velho Continente.

(Conteúdo patrocinado por Novibet, Claro, Ford e Betfair)

Vini Jr. tem atuação colossal

Com uma atuação simplesmente impressionante de Vinicius Jr., o Real Madrid massacrou o líder Girona por 4 a 0 no sábado (10), no Santiago Bernabéu, pela 24ª rodada de LALIGA. O brasileiro fez um golaço, deu uma assistência fantástica de trivela e ainda construiu toda a jogada do 3º gol madridista, em uma tarde que dificilmente será esquecida pelos torcedores merengues.

O resultado é importantíssimo para o clube da capital, que dispara na liderança do Espanhol e joga um enorme balde de água fria no time catalão, que sonhava com o título inédito em sua história. Agora, o elenco de Carlo Ancelotti vai a 61 pontos, cinco acima do Girona.

Alegria de Rodrygo, tristeza de Yan Couto

Se a dupla Vini e Rodrygo só sorriram, o lateral-direito brasileiro Yan Couto, do Girona, teve uma tarde para esquecer. Especulado recentemente como possível reforço da equipe merengue, o ala viveu um verdadeiro "pesadelo" ao tentar marcar os compatriotas.

No lance do 3º gol dos blancos, Vini passou como quis por Yan e bateu para o defesa do goleiro Gazzaniga. No rebote, Bellingham mandou para dentro. Pouco depois, Couto não conseguiu alcançar Rodrygo na corrida e viu o ex-santista disparar para fazer o 4º gol do Real Madrid.

Já nos acréscimos, o lateral do Girona ainda derrubou Arda Güler na área e viu o árbitro assinalar pênalti. Para sua "sorte", Joselu bateu na trave. Após o apito final, Yan Couto ficou visivelmente abalado com sua atuação e chorou muito no gramado do Bernabéu, a ponto de ser consolado pelos colegas.

Haaland volta e marca

O Manchester City venceu o Everton por 2 a 0, pela abertura de rodada da Premier League, e contou com o brilho daquele que normalmente aparece na hora H: Erling Haaland, em seu segundo jogo como titular após uma lesão no pé, anotou os dois gols do triunfo da equipe de Pep Guardiola, um deles com assistência de Kevin de Bruyne.

A vitória colocou a equipe de Guardiola com 52 pontos, dois pontos a menos que o líder Liverpool.

Liverpool segue líder

Não foi com a facilidade esperada, mas o Liverpool venceu o Burnley por 3 a 1, em Anfield, e continuou firme e forte na liderança do Campeonato Inglês.

Ainda sem Mohamed Salah, coube a Diogo Jota, Luis Díaz e Darwin Nuñez decidirem a vitória dos Reds diante da torcida.

Brilho brasileiro na Premier League

Não foram só os estrangeiros que fizeram bonito na rodada.

Na vitória por 3 a 1 do Fulham sobre o Bournemouth, Rodrigo Muniz, revelado na base do Flamengo, marcou dois gols e foi o destaque da partida.

Bruno Guimarães foi o astro da vitória do Newcastle por 3 a 2 sobre o Nottingham Forest.

O volante, nem tão acostumado a marcar, balançou as redes duas vezes e definiu o triunfo alvinegro fora de casa.

Outro brasileiro que também deixou sua marca na rodada inglesa foi Vinicius Souza. Outro surgido pelo Flamengo anotou a vitória do Sheffield United sobre o Luton Town.

Bayer vence 'final' contra o Bayern

Em confronto direto pela liderança da Bundesliga, o Bayer Leverkusen deu mais um passo rumo ao título com a vitória sobre o Bayern de Munique por 3 a 0, sábado (10), na BayArena.

Sem saber o que é derrota no campeonato, o Leverkusen chegou aos 55 pontos e abriu cinco para o vice-líder Bayern de Munique, que vinha de três vitórias seguidas e poderia roubar a liderança do rival.

A 'imparável' Internazionale

Na corrida pelo título do Campeonato Italiano, a Inter de Milão interrompeu a sequência de vitórias da Roma depois da demissão de José Mourinho. Os 4 a 2 no Estádio Olímpico colocaram a equipe azul e preta com 60 pontos, sete acima da Juventus, que vai a campo nesta segunda (12). São 7 vitórias seguidas em todas as competições.

PSG cada vez mais líder

O papa-títulos da França deu mais um passo rumo à taça que dificilmente não acabará em Paris, ao vencer o Lille por 3 a 1, de virada. E para isso nem precisou de sua arma secreta: Kylian Mbappé, aparentemente vivendo seus últimos dias no PSG, sequer saiu do banco de reservas.

Surra do Arsenal

O domingo de Carnaval começou com um atropelamento em Londres. Na volta de Declan Rice ao Estádio Olímpico, o Arsenal não tomou conhecimento do West Ham e goleou por 6 a 0. A diferença em campo foi tão grande que, com o time da casa perdendo por 4 a 0 já no intervalo, milhares deixaram a arena irritados com o resultado.

Barcelona tropeça com Dorival de olho

Coube ao Barça o jogo mais emocionante do domingo. A equipe de Xavi saiu na frente do Granada, ficou duas vezes atrás do placar e foi buscar o empate por 3 a 3 com gol a dez minutos do fim. O destaque foi Lamine Yamal, autor de dois gols, que brilhou sob olhares do técnico Dorival Júnior, que está em viagem para observar jogadores brasileiros de olho em sua primeira convocação.