<
>

Daniel Alves ganha processo contra fraude fiscal na Espanha e vai receber R$ 17 milhões da Justiça

Daniel Alves está preso desde janeiro de 2023 acusado de agredir sexualmente uma mulher em uma boate de Barcelona, em dezembro de 2022 JUSTIN TALLIS/AFP via Getty Images

Preso em Barcelona desde janeiro aguardando julgamento por acusação de estupro, Daniel Alves ganhou processo contra a acusação de fraude fiscal e irá receber 3,2 milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões). A informação é da Agência EFE.

O lateral-direito ex-São Paulo, Juventus, Paris Saint-Germain e Barcelona recorreu de um veredito proferido pelo Tribunal Administrativo de Madri (TEAC). Com o recurso a favor do jogador, a administração fiscal terá de pagar a quantia.

Daniel Alves passou a ser investigado em 2014 por possíveis irregularidades na transferência de seus rendimentos de direito de imagem, pagando menos impostos. Em 2008, ano em que assinou com o Barça, o lateral-direito transferiu os direitos para a empresa Cedro Sports por 1,6 milhão de euros.

Na época, o estabelecimento era da propriedade do jogador e de Dinorah Santana da Silva, ex-esposa e então agente do jogador. Parte do salário recebido pelo clube culé era pago pela empresa.

A Repartição de Finanças da Espanha argumentou que os lucros obtidos pelo atleta com os direitos de imagem deveriam ser computador como ganhos de capital, seguindo a legislação fiscal.

A defesa de Daniel Alves insistiu que as declarações foram corretas às autoridades espanholas e não havia infração relativa aos direitos de imagem nas temporadas 2009/10 e 2010/11.

Com isso, obteve êxito na Justiça ao alegar que o salário estava de acordo com a lei, sendo distribuído 85% por meio do contrato trabalhista e os outros 15% pela empresa Cedro Sports.