Nesta terça-feira (20), em Oslo, a Noruega bateu por 3 a 1 o Chipre, pelas eliminatórias da Eurocopa de 2024, com transmissão pela ESPN no Star+, e conquistou a sua primeira vitória em busca de uma vaga na próxima edição da disputa, na Alemanha. E o atacante Erling Haaland, com dois gols, foi o principal destaque do compromisso.
Depois de Solbakken abrir o placar no primeiro tempo, o astro do Manchester City, recém-campeão da Uefa Champions League, Premier League e F.A. Cup estufou as redes mais duas vezes na etapa final, sendo a primeira de pênalti, e fechou o placar no Estádio Ullevaal, na capital norueguesa. Kastanos, nos acréscimos, descontou para os cipriotas.
Com o resultado, a Noruega foi a 4 pontos no grupo A e, apesar de ainda não estar na zona de classificação para a Euro, encostou na Geórgia, que no momento ocupa a vice-liderança e vai ficando com a vaga. A Escócia, com 100% de aproveitamento, lidera a chave com 12 pontos.
A partida também marcou, oficialmente, o fim da temporada 2022/23 para o camisa 9. E para além dos títulos, o saldo foi para lá de positivo em números. Somando jogos pelo City e seleção norueguesa, Haaland terminou a campanha europeia com 56 gols em 57 partidas, com média de quase um tento por jogo.
Mas, afinal, quem foram as "vítimas" da jovem estrela de 22 anos que já figura entre os grandes nomes do futebol mundial na atualidade. Abaixo, o ESPN.com.br fez um levantamento dos 26 diferentes "alvos" do norueguês durante o período, incluindo clubes e seleções.
Pela Noruega:
Total
4 gols em 4 partidas
Contra quem marcou?
Eslovênia: 1 jogo, 1 gol
Escócia: 1 jogo, 1 gol
Chipre: 1 jogo, 2 gols
Pelo Manchester City:
Total
52 gols em 53 jogos
Contra quem marcou?
Liverpool: 3 jogos, 1 gol
West ham: 2 jogos, 3 gols
Bournemouth: 2 jogos, 1 gol
Newcastle: 2 jogos, 1 gol
Crystal Palace: 2 jogos, 4 gols
Nottingham Forest: 2 jogos, 3 gols
Aston Villa: 2 jogos, 1 gol
Sevilla: 1 jogo, 2 gols
Borussia Dortmund: 2 jogos, 1 gol
Wolverhampton: 2 jogos, 4 gols
Manchester United: 2 jogos, 3 gols
Copenhagen: 1 jogo, 2 gols
Southampton: 3 jogos, 3 gols
Brighton: 1 jogo, 2 gols
Fulham: 2 jogos, 2 gols
Leeds United: 2 jogos, 2 gols
Everton: 2 jogos, 2 gols
Tottenham: 2 jogos, 1 gol
Arsenal: 3 jogos, 2 gols
RB Leipzig: 2 jogos, 5 gols
Burnley: 1 jogo, 3 gols
Bayern de Munique: 2 jogos, 2 gols
Leicester City: 1 jogo, 2 gols
Dos times e seleções que enfrentou durante o período, Haaland só não marcou contra seis: Chelsea, Brentford, Sheffield United, Real Madrid, Inter de Milão e Sérvia.