<
>

Abel Braga revela qual função quer assumir após 'pendurar prancheta' e diz o que estava desgastante no futebol: 'Não aguentava mais'

Ex-treinador revelou em entrevista à Globo que tem o desejo de se tornar coordenador técnico


Ídolo de clubes como Internacional e Fluminense, Abel Braga se aposentou em abril deste ano, logo após conquistar o Campeonato Carioca com o Tricolor das Laranjeiras. Prestes a completar 70 anos, o agora ex-treinador concedeu entrevista à Globo e brincou ao comentar que está ‘mais leve’ longe dos gramados.

“Estou com outra cara, não estou?”, comentou Abel, que apontou as viagens como o principal fator para deixar para trás a carreira como treinador. “Todo mundo reclama do número de jogos, que é muito grande. Não só o corpo, o mental também. Mas eu não estava aguentando mais esse número de viagens.”, completou.

Apesar de ter anunciado o fim da carreira como treinador, Abel disse que não pensa em deixar o futebol para trás e quer ter o trabalho de coordenador técnico, alguém que possa facilitar o dia a dia do treinador para que este foque apenas no que acontece em campo, sem precisar lidar com questões internas no dia a dia.

“Não quero ser executivo, não quero ser diretor técnico, quero ser coordenador técnico. Não quero fazer negociações, por exemplo. Há uma diferença muito grande entre as funções. Eu posso colocar em prática tudo que aprendi. Quero dar respaldo para o técnico, para a comissão técnica e para os jogadores. Se o comportamento de um jogador não está condizente com aquilo que se espera dele, para quê o treinador vai lá se desgastar? Sou eu.”

“Eu vivenciei isso um pouco com o Paulo Autuori no próprio Fluminense. Estava uma situação financeira muito crítica e vinham todo dia em mim. "Professor, não saiu o salário"... "Professor, não pagaram o bicho"... O Paulo chegou e não escutei mais nada daquilo. Fiquei leve. É exatamente aquilo. Eu sei o peso que tiraram de mim. Também sei o peso que posso tirar dos ombros de muitos treinadores. Vamos ver, a vida vai seguir”, finalizou.