Com dois gols de Pikachu, o Fortaleza venceu o Ceará por 2 a 0 e conseguiu boa vantagem para avançar às quartas
No Clássico-Rei disputado no Castelão, o Fortaleza venceu o Ceará por 2 a 0, nesta quarta-feira (22), e largou na frente por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Yago Pikachu fez os dois gols da partida e deu ao Leão a vantagem de perder por até um gol de diferença para avançar no torneio.
O primeiro tempo do clássico foi equilibrado. O Tricolor começou melhor, mas da metade para o fim o Alvinegro cresceu. Do lado do Fortaleza, Ronald, Moisés, Robson e Pikachu tiveram boas chances, mas desperdiçaram. Pelo Ceará, Richardson e Richard Coelho ameaçaram, mas pararam nas boas defesas de Boeck.
No início do segundo tempo, o Leão logo abriu o placar. Aos 7 minutos, Felipe chutou para o gol, a bola desviou em Luiz Otávio e, na sobra, Pikachu fez 1 a 0.
Depois de largar na frente, o time de Vojvoda seguiu pressionando em busca do segundo. Em cobrança de falta, Juninho Capixaba obrigou João Ricardo a trabalhar, aos 20. Na sequência, Moisés finalizou na cara do gol e o camisa 1 do Ceará salvou novamente. Depois, a equipe alvinegra teve mais a bola nos pés, mas não conseguiu assustar.
Até que aos 35, Pikachu foi derrubado por João Ricardo dentro da área. O árbitro marcou pênalti e na cobrança o meio-campista ampliou para o Fortaleza. No fim do jogo, o Alvinegro teve a chance de diminuir, mas Boeck defendeu a cabeçada de Luiz Otávio.
Situação do campeonato
Com a vitória, o Fortaleza pode perder por até um gol de diferença para avançar às quartas. Já o Ceará precisa vencer por três gols de vantagem. Qualquer resultado do Alvinegro por dois gols leva a decisão para os pênaltis.
Vale lembrar que não existe o critério do gol qualificado na Copa do Brasil.
Quem avançar, conhecerá o seu adversário nas quartas de final a partir de um novo sorteio, que também definirá os mandantes dos jogos de ida e volta.
O cara: Yago Pikachu
O meio-campista fez os dois gols da vitória do Fortaleza. Já são 17 gols e 8 assistências na conta dele na temporada.
Foi mal: João Ricardo
O camisa 1 fazia boa partida até chegar atrasado e derrubar Pikachu no pênalti que originou o segundo gol do Fortaleza.
Próximos jogos
Pelo Brasileirão, o Fortaleza volta a campo no sábado (25) para enfrentar o Atlético-MG, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão. Já o Ceará recebe o Atlético-GO no domingo (26), às 18h (de Brasília), no Castelão.
A partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil acontece no dia 13 de julho, às 20h, também no Castelão.
Ficha técnica
Fortaleza 2 x 0 Ceará
GOLS: Yago Pikachu (7' do 2ºT e 39 do 2ºT')
FORTALEZA: Marcelo Boeck; Ceballos, Benevenuto e Titi; Felipe (Lucas Lima), Ronald (Matheus Vargas), José Welison, Yago Pikachu e Juninho Capixaba; Robson (Moisés) (Habraão) e Silvio Romero (Depietri). Técnico: Juan Vojvoda
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco (Victor Luis); Richard Coelho (Fernando Sobral), Richardson e Rodrigo Lindoso (Iury Castilho); Lima (Erick), Vina e Cléber (Matheus Peixoto). Técnico: Marquinhos Santos