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Único fora da Europa, Flamengo dobra Palmeiras em estudo internacional sobre valor da marca

Segundo relatório da consultoria Brand Finance, o Flamengo tem valor de marca estimado em 96 milhões de euros, o dobro do Palmeiras


Único clube fora da Europa a integrar a lista das 50 marcas mais valiosas do futebol em 2022, o Flamengo conseguiu resultados importantes também no comparativo com outras rivais do cenário nacional. Segundo estudo divulgado pela consultoria internacional Brand Finance, o Rubro-Negro tem valor da marca estimado em 96 milhões de euros (R$ 493 milhões), o dobro do Palmeiras, segundo brasileiro na relação.

Os atuais bicampeões da Conmebol Libertadores constam no estudo com valor estimado em 42 milhões de euros (R$ 215,6 milhões).

Segundo indicado pela consultoria, o 'valor da marca' é entendido como o benefício econômico líquido que um proprietário obteria ao licenciar a marca no mercado.

O relatório da Brand Finance aponta que a entrada do Flamengo no principal ranking mundial é resultado de um crescimento na avaliação sobre o futebol brasileiro.

“Clubes brasileiros, em geral, tiveram desempenho muito forte na pesquisa com torcedores, com os fãs os associando tanto a fortes métricas futebolísticas (como craques, disputando troféus, bem gerenciadas) quanto a importantes atributos de imagem de marca (reputação, sustentabilidade e inovação)”, indica o relatório da Brand Finance.

Além de ser o único clube fora da Europa na lista, o Rubro-Negro é ainda um dos quatro times (ao lado de Benfica, Celtic e Ajax) que não disputam as cinco principais ligas da Uefa (Inglaterra, França, Espanha, Alemanha e Itália).

“O Brasil é um país movido pelo esporte, principalmente o futebol, é uma indústria gigantesca que movimenta cerca de R$ 6 bilhões todos os anos, e esse número é maior se considerarmos todos os times de todas as séries e divisões nacionais”, disse Eduardo Chaves, diretor da Brand Finance.

“Sabemos que é preciso profissionalizar e tratar as marcas dos clubes como um ativo estratégico, e é isso que nossa pesquisa faz: mostra os atributos de cada time e mede seu valor para que as marcas esportivas possam ser gerenciadas da mesma forma que as grandes corporações. Cada vez mais equipes de futebol têm-se mostrado mais próximas das empresas e este tipo de estudo é essencial”.