<
>

Premier League: City campeão, Tottenham na Champions e Raphinha salvador; veja como ficou a classificação após última rodada insana

Quem ficou com vaga na Champions? Quem foi rebaixado? Quando a Premier League volta? O ESPN.com.br detalha como ficou a tabela de classificação na Inglaterra após uma rodada que tirou o fôlego


Foi com emoção e grito de campeão apenas na última rodada. Em uma das edições mais eletrizantes dos últimos anos, o Manchester City faturou o título da Premier League neste domingo (22). Mas esta não foi a única definição que marcou a 38ª jornada do Campeonato Inglês, que teve brigas intensas em todas as partes da tabela.

Quem ficou com vaga na Champions? Quem foi rebaixado? Quando a Premier League volta? O ESPN.com.br detalha como ficou a tabela de classificação na Inglaterra após uma rodada que tirou o fôlego.

Campeão

O Manchester City tirou o grito da garganta e faturou o título da Premier League após uma rodada que foi marcada pela emoção. Foi a oitava taça da equipe na história do Inglês.

Vagas europeias

Além do título, o Manchester City ainda garantiu a primeira vaga da Premier League à próxima edição da Uefa Champions League. Vice-campeão, o Liverpool também estará novamente em busca da taça mais cobiçada entre os clubes da Europa.

Ainda atual campeão, o Chelsea se garantiu na Champions com o 3º lugar na Inglaterra e terá a companhia do Tottenham, que desbancou o arquirrival Arsenal na reta final do campeonato, venceu com sobras nesta última rodada e confirmou lugar no G4.

Arsenal e Manchester United, respectivamente 5º e 6º na tabela, serão os representantes da Inglaterra na próxima edição da Europa League. O West Ham garantiu o direito de disputar a eliminatória da Conference League com a 7ª posição na Premier League.

Zona morta

Dez equipes fecham a atual temporada da Premier League na chamada 'zona morta' da tabela. Garantidos na primeira divisão, Leicester, Wolverhampton, Brighton, Newcastle, Crystal Palace, Aston Villa, Brentford, Southampton, Everton e Leeds também estão fora das disputas europeias.

Rebaixados

Três times estão rebaixados e disputarão a Championship na próxima temporada. Duas delas chegaram às rodadas finais com o descenso já definido: Norwich e Watford. Quem fecha a zona de rebaixamento após as 38 rodadas disputadas é o Burnley, que foi derrotado em casa pelo Newcastle – a briga era contra o Leeds United, do brasileiro Raphinha, que se salvou.

Próxima temporada

A temporada da primeira divisão da Inglaterra terá início no dia 6 de agosto de 2022, e terminará em 28 de maio de 2023. O calendário ainda prevê a parada entre 14 de novembro e 26 de dezembro para a disputa da Copa do Mundo do Qatar.