<
>

Champions League: veja os brasileiros que já fizeram gols em finais

play
Mazzola, Lúcio, Neymar e mais: Confira TODOS os brasileiros que já marcaram em finais de Champions League (1:26)

Confira o melhor do esporte pela ESPN no Star+ (1:26)

Veja todos os brasileiros que já fizeram gols em finais de Champions League.


Gol brasileiro na final de Champions League é quase sinônimo de vitória. Dos dez jogadores nascidos no Brasil que deixaram sua marca em uma decisão, apenas um deles saiu derrotado na final do maior torneio de clubes da Europa.

A escrita pode se repetir na próxima decisão, que será realizada entre Real Madrid e Liverpool, neste sábado (28), já que até oito brasileiros poderão estar em campo em Paris.

No clube merengue, são cinco: Casemiro, Militão, Rodrygo, Vinicius Jr. e Marcelo, Alisson, Fabinho e Firmino defendem os Reds.

Dois jogadores envolvidos na atual decisão, Marcelo e Casemiro já fizeram gols em decisão pelo Real Madrid.

Veja os brasileiros que fizeram gols em finais:

Conteúdo patrocinado por sportingbet.tv, Claro, Advil 12h e Motorola Edge

Mazzola (Altafini) - Milan 2 x 1 Benfica - 1962/63

Craque do Palmeiras no fim dos anos 50 e campeão do mundo pelo Brasil em 1958, o atacante foi para o Milan logo após a conquista da Copa do Mundo. E por lá, já adotando seu verdadeiro nome, Altafini,, foi o primeiro brasileiro a marcar em uma decisão e permanece o único jogador nascido no Brasil a balançar as redes duas vezes em uma decisão.

Jair da Costa - Inter de Milão 1 x 0 Benfica - 1964/65

Campeão da Copa de 62 como reserva de Garrincha, o jogador revelado na Portuguesa foi o grande herói do segundo título seguido europeu da Internazionale. No lance que originou o gol, ele chutou por baixo das pernas do lendário goleiro Costa Pereira, que levou um frangaço!

Juary - Porto 2 x 1 Bayern - 1986/87

Campeão paulista em 78 com o time do Santos conhecido como "Meninos da Vila", o atacante saiu do banco de reservas na decisão contra o Bayern para ficar na história do primeiro título do Porto. Quando as equipes empatavam em 1 a 1 na prorrogação, Juary completou um cruzamento para o fundo das redes para dar a vitória ao time português.

Lúcio - Leverkusen 1 x 2 Real Madrid - 2001/02

Único brasileiro que marcou em uma derrota em final de Liga dos Campeões. Após Raúl abrir o placar logo aos oito minutos, o zagueiro empatou pouco tempo depois. No entanto, o Leverkusen perdeu com um gol antológico de Zidane.

Carlos Alberto - Porto 3 x 0 Monaco - 2003/04

Apenas seis meses após ter chegado ao Porto, o polêmico meia revelado no Fluminense virou titular com o técnico José Mourinho e foi peça fundamental do título. Aos 19 anos, Carlos Alberto recebeu passe na área e completou com estilo para abriu o placar aos 39 minutos do primeiro tempo. Depois de faturar a Champions e o Mundial pelo Porto, ele chegou ao Corinthians da MSI (2005) com status de galáctico e faturou o Brasileirão.

Deco - Porto 3 x 0 Monaco - 2003/04

Com passagem curta e sem brilho pelo Corinthians, o meia se destacou quando mudou-se muito jovem para Portugal. O sucesso foi tão grande que ele acabou naturalizado português e convocado para a seleção lusitana por Felipão. Deco anotou o segundo gol do Porto na final mais surpreendente dos últimos anos.

Belletti - Barcelona 2 x 1 Arsenal - 2005/06

Um dos heróis mais improváveis de toda história da Champions. Em um time com astros como Ronaldinho, Eto'o, Deco e Messi (que estava lesionado), coube ao lateral fazer o gol do título do Barcelona. Em uma jogada pela direita, ele chutou a bola, que bateu na perna do goleiro Almunia antes de entrar.

Marcelo - Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid - 2013/14

Após o time merengue conseguir um empate no fim do segundo tempo com Sergio Ramos, o lateral-esquerdo, que entrou no decorrer da partida, fez o terceiro gol do Real sobre o rival durante a prorrogação.

Neymar - Barcelona 3 x 1 Juventus - 2014/15

Neymar foi artilheiro da Champions League naquela temporada - com 10 gols - e brilhou ao lado dos amigos Lionel Messi e Luis Suárez, no inesquecível trio de ataque chamado MSN. O brasileiro anotou o terceiro gol da vitória do Barça em um rápido contra-ataque.

Casemiro - Real Madrid 4 x 1 Juventus - 2016/17

Quatro vezes campeão da Champions, Casemiro deixou sua marca na decisão contra a Juve. Após o Real sair atrás no placar, o volante marcou o gol da virada com um chute, de primeira, de fora da área que desviou em Khedira e enganou o goleiro Buffon.