<
>

Títulos inéditos, reencontros marcantes e mais: o que você precisa saber sobre as decisões europeias

Eintracht Frankfurt e Rangers fazem a final da Europa League na próxima quarta (18) com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+


O mês de maio terá as decisões dos três títulos europeus da temporada 2021/22. Na próxima quarta-feira (18), Eintracht Frankfurt e Rangers decidem o título da Europa League. Já no dia 25, Roma e Feyenoord jogam para ser o primeiro campeão da Conference League. Já no dia 28, é a vez de Liverpool e Real Madrid disputarem o título da Champions League e a vaga no Mundial de Clubes.

A seguir, o ESPN.com.br mostra informações e curiosidades que cercam as três finais europeias desta temporada.

Champions League: Liverpool x Real Madrid

No dia 28, um sábado, Liverpool e Real Madrid disputam o título da Champions League no Stade de France, às 16h00 (de Brasília). A partida vai encerrar a temporada europeia de 2021/22, já que a Copa do Mundo foi deslocada para o final deste ano.

Na decisão, na França, os Reds tentarão seu 7º título de Champions para empatar com o Milan na vice-liderança histórica da competição. Do outro lado, o time merengue é disparado o líder em conquistas da Europa e pode chegar a 14 troféus, o dobro do segundo maior campeão.

Como chegam os times

O Liverpool chegou à final da Champions com certa tranquilidade. Apesar de um susto no jogo de volta, os Reds confirmaram o favoritismo e venceram o Villarreal tanto em Anfield quanto na Espanha, fazendo 5 a 2 no placar agregado.

Enquanto isso, o Real Madrid teve vida dura contra o Manchester City. Rodrygo salvou o time da eliminação na reta final do jogo de volta, no Santiago Bernabéu, e o clube espanhol se classificou na prorrogação para buscar o 14º título europeu.

Revanche de 2018

Esta será a segunda decisão de Champions League entre os times nos últimos anos. Na temporada 2017/18, o Real Madrid levou a melhor sobre o Liverpool por 3 a 1 no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, em uma partida memorável.

A final de quatro anos atrás ficou marcada pelas falhas de Loris Karius, que foi decisivo na partida, porém para o lado errado. O goleiro do Liverpool falhou no gol de Karim Benzema, que abriu o placar, e em um dos gols de Gareth Bale. O outro, também marcado pelo galês, foi uma belíssima bicicleta. Sadio Mané marcou o gol dos Reds.

Final histórica

Assim que a bola rolar para Liverpool e Real Madrid em Kiev, esse será o confronto que mais aconteceu nas finais de Champions League. Além da vitória merengue em 2018, os Reds foram campeões na temporada 1980/81 sobre os rivais espanhóis.

Vale a Bola de Ouro?

Além do título europeu, a final da Champions League pode decidir o melhor jogador da temporada. Karim Benzema chega à partida como favorito ao título, já que marcou 44 gols em 44 partidas e ainda anotou 16 assistências. Só na Liga dos Campeões, foram impressionantes 15 gols e duas assistências em 11 jogos.

Do outro lado, o Liverpool pode ter candidatos a melhor do mundo se vencer o título. Mohamed Salah tem 40 gols e 16 assistências nesta temporada, enquanto Sadio Mané tem 22 gols, cinco assistências e conquistou tudo que disputou com a seleção de Senegal. Na defesa, o goleiro Alisson não sofreu gols em 27 dos 51 jogos que disputou, e os laterais Trent Alexander-Arnold e Andrew Robertson têm 19 e 15 assistências, respectivamente.

Europa League: Eintracht Frankfurt x Rangers

Na próxima quarta-feira (18), Eintracht Frankfurt e Rangers entram em campo às 16h (de Brasília), no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha, Espanha, para a grande decisão da Europa League, que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Bicampeão ou título inédito?

De um lado, os alemães buscam o bicampeonato da competição para voltarem a levantar uma taça, algo que não acontece desde 2018, quando o clube faturou a Copa da Alemanha.

De outro, os escoceses querem o troféu inédito já que bateram na trave em 2008, quando foram vice-campeões da Copa da Uefa. O título europeu seria o segundo do Rangers, que conquistou a Taça dos Clubes Vencedores de Taça em 1972, competição predecessora da Europa League, disputada entre 1960 e 1999.

Como chegam os dois times

Na Alemanha, o Eintracht Frankfurt confirmou a classificação para a final com tranquilidade. Na ida, o time venceu o West Ham por 2 a 1. Depois, triunfo por 1 a 0 na volta.

Já o Rangers superou a derrota de 1 a 0 para ida e, embalado por sua torcida, derrotou o RB Leipzig por 3 a 1 na Escócia.

Invasão de torcedores

Os fãs do Frankfurt invadiram o gramado do estádio Waldstadion para comemorar a classificação na semifinal contra o West Ham. Os próprios jogadores do time tiraram foto com os torcedores no meio do campo durante a festa.

Antes, eles já tinham ''dominado'' o Camp Nou nas quartas de final, lotando o setor visitante e ainda comprando cerca de 20 mil ingressos nos setores destinados à torcida do Barcelona.

''Velho conhecido'' do Palmeiras é arma do Frankfurt

Lembra dele? O atacante colombiano Rafael Borré, que esteve muito perto de fechar com o Palmeiras antes de ir à Europa, é um dos destaques da equipe alemã na final. Ele também chegou a ser sondado no Grêmio e no São Paulo.

O ex-jogador do River Plate marcou três gols em 12 jogos disputados na Europa League, com destaque para o golaço contra o Barcelona, que foi essencial na classificação do time de Oliver Glasner.

Tabu escocês

O Rangers entra em campo tentando dar fim a um tabu que já dura quase 40 anos. A última conquista continental de um time escocês foi em 1983, quando o Aberdeen, comandado por ninguém menos que o Sir. Alex Ferguson, foi campeão da antiga Recopa Europeia, torneio extinto no final da década de 1990. Na ocasião, o Aberdeen derrotou o Real Madrid na final.

Conference League: Roma x Feyenoord

No dia 25 de maio, quarta-feira, Roma e Feyenoord decidem o título da primeira edição da Conference League às 16h (de Brasília) ao vivo pela ESPN no Star+. A partida será no novíssimo Air Albania Stadium, inaugurado em 2019 em Tirana, na Albânia.

Quem será o primeiro campeão?

Como essa é a primeira edição de Conference League, o campeão será eternizado como o primeiro da história da competição. O vencedor entre Roma e Feyenoord vai entrar no grupo que tem Real Madrid, primeiro campeão da Champions League em 1956, e Tottenham, que conquistou a primeira Copa da Uefa em 1972.

Como chegam os times

A Roma conquistou a classificação para a decisão da Conference ao superar o Leicester nas semifinais. As equipes empataram por 1 a 1 na ida, na Inglaterra, e a equipe italiana venceu por 1 a 0 na volta, no Estádio Olímpico.

O Feyenoord também conquistou a classificação pelo resultado em casa. A equipe venceu o Olympique de Marselha por 3 a 2 na ida, na Holanda, e segurou o empate sem gols na França na volta.

Confronto raro

A final da Conference será apenas o terceiro confronto entre Roma e Feyenoord. Os times só se encontraram na segunda fase da Europa League da temporada 2014/15, quando a equipe italiana levou a melhor com empate por 1 a 1 em casa e vitória por 2 a 1 na Holanda.

Itália é ‘freguesa’ da holanda em finais

Apesar da desvantagem do Feyenoord no histórico contra a Roma, o retrospecto de holandeses contra italianos em finais é muito favorável. Somando todas as competições, os clubes da Holanda venceram seis das oito finais contra times da Itália. As seleções nunca decidiram entre si uma Copa do Mundo ou Eurocopa.

Mais uma final para Mourinho

Acostumado a levantar troféus, José Mourinho pode se tornar o primeiro técnico campeão dos três torneios da Uefa – ele tem dois títulos de Champions League (por Porto e Inter), outros dois de Europa League (com Porto e Manchester United) e pode ser o primeiro a conquistar a Conference. Esta é a quinta final europeia do técnico português na carreira, sem contar Supercopas, e ele ainda não perdeu nenhuma.