<
>

'O plano Xavi': jornal lista 'pacotão' de oito jogadores que o técnico do Barcelona deseja para a próxima temporada

Treinador preparou uma lista com ao menos oito pedidos à diretoria do Barcelona para próxima temporada


Sem títulos conquistados na temporada 2021/22, o Barcelona planeja um ambicioso projeto para o segundo semestre. Segundo informações do diário Mundo Deportivo, o clube catalão recebeu do técnico Xavi Hernández uma lista com nada menos do que oito pedidos de reforços.

A publicação informa que o treinador tem plena consciência dos graves problemas econômicos que ainda assolam o Barcelona. Mas, na ideia do time catalão, a melhor maneira de tentar sair do ‘buraco’ é montando um time competitivo e que dê ao menos a possibilidade do clube ter uma temporada melhor.

O Mundo Deportivo informa que dois nomes estão acertados para agosto. Tratam-se de Franck Kessié, meio-campista do Milan, e o zagueiro Christensen, do Chelsea. Mas, Xavi quer ao menos duas opções por posição para não ser vítima de ‘declínios técnicos’ durante a temporada.

De acordo com a publicação, os pedidos de Xavi são: um zagueiro que atue pela direita, um lateral-esquerdo, um meio-campista de bom passe, um ponta de lança e um atacante de alto nível do futebol europeu. Sem conseguir competir por Haaland e Mbappé, o Barcelona busca outros nomes para o setor.

Um dos atletas que deverá chegar ao Camp Nou em breve é César Azpilicueta. Com 32 anos, o lateral-direito, mas que atua como zagueiro, teria um pré-acordo com o Barcelona por dois anos, podendo renovar por mais um. A polivalência do espanhol faz com que Xavi possa pensar em mais de um papel tático a ele em campo.

O Barça quer ainda um concorrente à altura para Jordi Alba na lateral esquerda. Marcos Alonso, também do Chelsea, é o nome mais cotado. Com contrato somente até 2023, o espanhol é apontado como futuro reforço do clube para os próximos meses. Além dele, Javi Galán, do Celta de Vigo, e Grimaldo, do Benfica, são estudados.

Para o ataque, o Barcelona deverá ter mais um brasileiro com sua camisa. Raphinha, atualmente no Leeds United, é tido como principal alvo do clube. Com Deco nas intermediações das negociações, o atleta convocado por Tite para a seleção brasileira depende de alguns fatores para ir de fato ao Camp Nou.

Um desses pontos seria uma possível saída de Ousmane Dembélé, nome que ainda negocia renovação com a direção do Barcelona. Além dele, Sterling, do Manchester City, também é bem avaliado.

Da equipe de Pep Guardiola, o nome de Bernardo Silva também enche os olhos de Xavi. A ideia de poder contar com um meia habilidoso, de bom passe e movimentação é crucial para os planos do espanhol. Jorge Mendes, agente do atleta, tem grande relação com Joan Laporta, presidente do Barcelona, e pode ajudar na negociação de saída da Inglaterra.

Por fim, os atacantes. Os atletas preferidos de Xavi são o experiente Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e Sadio Mané, do Liverpool. Ambos não devem renovar com suas equipes e podem chegar com status de ‘protagonistas’ à Catalunha a partir de 2023.