<
>

F1: Verstappen tem problema, Hamilton passa reto em curva, e Pérez vence corrida 'maluca'

O mexicano Sergio Pérez venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 disputado neste domingo (6), em Baku, a sexta etapa de 2021. O piloto da Red Bull assumiu a liderança após seu companheiro de equipe, Max Verstappen, que liderava a corrida, ter problema com seu pneu traseiro esquerdo e bater no muro a apenas cinco voltas para o fim. Lewis Hamilton chegou a assumir a vice-liderança com sua Mercedes e tentar a ultrapassagem sobre Pérez, mas pagou caro. Passou reto em uma curva no penúltimo giro e acabou em 15º, logo, nem pontuando.

Quem se destacou foi o quatro vezes campeão mundial Sebastian Vettel. O alemão da Aston Martin largou muito bem depois da entrada do Safety Car na volta 37 e fechou a prova em segundo, seguido pelo francês Pierre Gasly, da Alpha Tauri, que completou o pódio.

Charles Leclerc, que largou na pole, não conseguiu se manter entre os primeiros colocados no decorrer da corrida e terminou na quarta posição. Seu parceiro de Ferrari, Carlos Sainz não fez uma grande corrida e terminou só na oitava colocação.

Na volta 9, Esteban Ocon teve um problema no motor e teve que deixar o Grande Prêmio. Já na volta 31, Lance Stroll, que vinha fazendo uma boa corrida, teve problema semelhante ao de Verstappen e também abandonou mais cedo.

Na volta 49, Russel também teve problemas e não conseguiu participar da relargada após a batida de Verstappen.

A classificação do campeonato ficou assim: Verstappen segue líder entre os pilotos, com 105 pontos contra 101 de Hamilton, segundo; Pérez, com o triunfo, foi a 69 e agora é o terceiro colocado. Nos construtores, a Red Bull continua na ponta e abriu em relação à Mercedes: 174 a 148.

O próximo Grande Prêmio, o sétimo da atual temporada, será daqui duas semanas, em 20 de junho, na França.

Veja, abaixo, a classificação completa do GP do Azerbaijão

1º - Sergio Pérez (Red Bull)
2º - Sebastian Vettel (Aston Martin)
3º - Pierre Gasly (Alpha Tauri)

4º - Charles Leclerc (Ferrari)
5º - Lando Norris (McLaren)
6º - Fernando Alonso (Alpine)
7º - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri)
8º - Carlos Sainz (Ferrari)
9º - Daniel Ricciardo (McLaren)
10º - Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
11º - Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
12º - Valteri Bottas (Mercedes)
13º - Mick Schumacher (Haas)
14º - Nikita Mazepin (Haas)
15º - Lewis Hamilton (Mercedes)
16º - Nicolas Latifi (Williams)

Não completaram a prova

Max Verstappen (Red Bull)
Esteban Ocon (Alpine)
Lance Stroll (Aston Martin)
George Russel (Williams)