<
>

Fórmula 1: Bottas supera Hamilton e faz a pole position do GP de Portugal

Valtteri Bottas conquistou, neste sábado (1), a sua primeira pole position na temporada da Fórmula 1. O finlandês venceu seu companheiro de Mercedes Lewis Hamilton no treino classificatório do GP de Portugal, em Portimão. Max Verstappen foi o terceiro colocado e Sergio Pérez terminou em quarto.

No início do Q3, Verstappen chegou a liderar, mas ultrapassou o limite de pista em uma das curvas e teve a sua volta deletada. Depois, Bottas assumiu a primeira colocação (1m18s348), seguido do companheiro Hamilton, que ainda tentou a pole, mas falhou na última volta e acabou ficando em segundo. Se o britânico vencesse, faria a sua centésima pole da carreira. Já Bottas, ficou com a sua primeira pole position do ano.

No Q1, logo quando as luzes verdes se acenderam, a maioria dos carros saiu da pista. RBR, Mercedes e Alpine ficaram nos boxes. Da metade do Q1 para o fim, Bottas assumiu a liderança (1m18s722). Sergio Pérez rodou, mas não ficou em perigo. Os eliminados foram Daniel Ricciardo (McLaren) em 16º, Lance Stroll (Aston Martin) em 17º, Nicholas Latifi (Williams) em 18º, Mick Schumacher (Hass) em 19º e Nikita Mazepin (Hass) em 20º.

No Q2, Hamilton fez o melhor tempo do fim de semana (1m17s968), logo atrás ficou Bottas. Sebastian Vettel avançou ao Q3 pela primeira vez nas últimas 16 corridas. Para surpresa de todos, Fernando Alonso, da Alpine, acabou em 13º e foi um dos eliminados, assim como George Russel (Williams) que acabou em 11º, Antonio Giovazzu (Alfa Romeo) em 12º, Yuki Tsunoda (Alphatauri) em 14º e Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) em 15º.

A abertura do treino classificatório do GP de Portugal ficou marcada pela homenagem a Ayrton Senna, em referência ao 27º aniversário da morte do tricampeão mundial de Fórmula 1. No sinal verde, uma plataforma na reta dos boxes exibia a mensagem ''Obrigado Senna''.

Confira o grid completo: