<
>

Mercedes vence 'jogo de xadrez' contra a Red Bull, Lewis Hamilton supera Verstappen em duelo eletrizante e fica com a vitória no Bahrein

A temporada de 2021 da Fórmula 1 começou com a vitória de Lewis Hamilton. O papa-títulos da categoria contou com uma excelente estratégia de troca de pneus duros da Mercedes para superar Max Verstappen, da Red Bull, e ficar com o triunfo no Bahrein. O holandês ficou com o segundo lugar, acompanhado por Valteri Bottas.

O destaque da corrida ficou pela batalha entre os dois pilotos nas voltas finais. Ambos com pneus duros, Verstappen tirou seis segundos de diferença para o inglês e chegou a ultrapassar faltando três voltas para o fim. Hamilton, no entanto, deu o troco, conseguiu recuperar a primeira colocação e ficou com a vitória emocionante.

Como foi a corrida?

A prova de abertura da Fórmula 1 deu o tom de como deve ser a temporada 2021: eletrizante. Antes mesmo da largada, Sergio Perez sofreu uma pane no carro e precisou largar na última colocação.

Na largada, após uma briga intensa pela terceira colocação entre Leclerc e Bottas, a Ferrari ficou com a melhor posição, enquanto Verstappen mantinha a pole, com Hamilton na cola.

Mas a corrida precisou do Safety Car pela segunda vez. Mazepin passou reto e rodou na pista. Pierre Gasly ainda perdeu o bico do carro após toque na roda de Ricciardo.

Mas a grande protagonista da corrida foi a briga pela oitava colocação. Em inúmeras voltas, Carlos Sainz, Fernando Alonso e Sebastian Vettel degladiavam com ultrapassagens por fora. Porém, apesar da forte disputa, quem se deu mal foi Alonso. O bicampeão parou nos boxes para troca de pneus e precisou abandonar a prova.

Valteri Bottas, que estava na briga pela liderança, foi vítima de um erro da Mercedes na troca de pneus e ficou mais de 10s parado nos boxes, o que o fez perder três colocações, caindo para quinto.

A 'batalha' pela liderança ficou marcada pela troca de pneus entre Hamilton e Verstappen. A aposta da Mercedes parece ter sido a mais inteligente ao apostar em pneus duros logo na primeira troca. Restando 16 voltas ao fim, o piloto da Red Bull precisou parar e apostou em pneus duros, mas deixou caminho livre para Hamilton assumir a primeira colocação.

Verstappen ainda conseguiu diminuir o tempo em relação ao britânico e ultrapassou Lewis Hamilton, que, de quebra, conseguiu dar o troco e vencer a corrida. O inglês ainda bateu o recorde de voltas lideradas na história da Fórmula 1. Foram 5.112 na volta 43 do GP do Bahrein. Hamilton superou as 5.111 de Michael Schumacher.