<
>

Stroll quebra favoritismo e se emociona como apenas o 3º canadense pole na F1: 'Estou chocado'

O piloto canadense Lance Stroll, 22, surpreendeu o mundo do automobilismo ao quebrar o favoritismo de Max Verstappen e conseguir a pole position para o GP da Turquia, em Istambul, neste sábado (14). Ele também se emocionou com o feito.

"Não consigo colocar em palavras o que sinto. Estou chocado. É sem dúvidas um dos pontos altos da minha carreira. Sonhamos com esses momentos quando somos pequenos e é realmente especial", disse o piloto da Racing Point.

A poucas voltas do final, Stroll tinha o terceiro melhor tempo na última parte do treino oficial (Q3), justamente atrás de Verstappen, da Red Bull, segundo. O líder era o companheiro de Stroll, Sergio Pérez, que naquele momento é quem surpreendia o mundo.

“Havia muitas coisas que não tínhamos certeza no Q3. Não parecíamos tão competitivos. Estou muito feliz, juntei aquela volta no final, quando estava sob muito pressão”, disse Stroll sobre o tempo de 1min47s765 registrado em Istambul.

“Eu só tinha uma volta no final, mas tinha confiança no carro. Eu acertei quase todas as curvas e liderei em tudo”, festejou o piloto, que deu para a Racing Point também a primeira pole position na história da escuderia.

Ele também conseguiu fazer história para o Canadá, como o terceiro piloto do país a conquistar a pole position na história da Fórmula 1. Antes dele, Gilles Villeneuve obteve duas poles (em 1979 e 1981) e Jacques Villeneuve somou 13 (três em 1996 e dez em 1997.)