<
>

F1: Bottas vence de ponta a ponta na Áustria; Hamilton é punido, e Norris consegue 1º pódio na F1

play
Mercedes mostra detalhes de nova pintura do carro na semana de estreia da Fórmula 1 em 2020 (0:09)

Carro entrará em ação nesta semana, no GP da Áustria | via @mercedesamgf1 (0:09)

Com muita movimentação no final, e em parte como se esperava, começou a temporada 2020 da Fórmula 1. O pole Valtteri Bottas ganhou de ponta a ponta o GP da Áustria, sua oitava na categoria, com Lewis Hamiltons cruzando em segundo e a Ferrari de Leclerc em terceiro - mas este não foi o pódio.

Com uma punição de cinco segundos, o atual campeão foi para a quarta posição. Assim, Charles Leclerc foi alçado a segundo posição e Lando Norris, para muita festa da McLaren, a terceiro - seu primeiro pódio na categoria.

A reviravolta no grid nasceu a dez voltas do fim. Hamilton, que ia perdendo a segunda posição, tocou no carro do jovem tailandês Alexander Albon.

Após análise, o piloto da Mercedes foi punido com cinco segundos. Foi a segunda punição de Hamlton na corrida, que já perdera três posições no grid por ter acelerado durante uma bandeira amarela no treino de sábado.

O terceiro lugar ia caindo no colo do mexicano Sergio Perez da Racing Point, mas ele também foi punido com cinco segundos e terminou em sexto.

A terceira posição de Norris foi motivo de muita festa para a McLaren, que não fazia um pódio na pista desde o GP da Austrália de 2014, com Jenson Button e Jan Magnussen.

Coincidentemente, Button era um dos repórteres da transmissão oficial da organização da prova em Spielberg.

No ano passado, no Brasil, o terceiro lugar de Carlos Sainz só foi confirmado depois de o circo já estar desmontado. Em mais uma coincidência, Hamilton também foi punido, colidindo justamente com Albon no Brasil.

Hulkenberg também foi punida naquela prova, por fazer ultrapassagem com safety car na pista.

A prova deste domingo (5) foi disputada sob muito calor e teve diversos abandonos e bandeiras amarelas. Apenas 11 carros terminaram a corrida.

A Ferrari, decepção nos treinos, saiu no lucro com o segundo lugar de Leclerc. Vettel foi apenas décimo.

A próxima prova, já no próximo final de semana (dia 12) será também na Áustria ena mesma pista, mas se chamará GP da Estíria.

Classificação final do GP da Áustria - 2020

1º - Valteri Bottas - Mercedes

2º - Charles Leclerc - Ferrari

3º - Lando Norris - McLaren

4º - Lewis Hamilton - Mercedes

5º - Carlos Sainz - McLaren

6º - Sergio Perez - Racing Point

7º - Pierre Gasly - Alpha Tauri

8º - Esteban Ocon - Renault

9º - Antonio Giovinazzi - Alfa Romeo

10º - Sebastian Vettel - Ferrari

11º - Nicolas Latiffi - Williams